21.7 C
Lucas do Rio Verde
sexta-feira, 16 abril, 2021
InícioMATO GROSSOAdiantar feriados em Mato Grosso ficou para próxima semana

Adiantar feriados em Mato Grosso ficou para próxima semana

Governador não envia projeto de antecipação de feriados para AL e faz reunião com deputados
Por CenárioMT com RD news

O governador Mauro Mendes (DEM) recuou de anunciar novas medidas para conter o avanço da Covid-19 nesta segunda (22). Sob a justificativa de ampliar o debate com os setores produtivos em busca de consenso, o anúncio ficou para terça (23). No mesmo sentido prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB) já havia comunicado, por nota, que deve editar novo decreto.

O projeto de lei que prevê antecipação de feriados em todo o Estado, com o objetivo de tentar frear o avanço da Covid-19, em uma espécie de ‘lockdown branco’ não foi enviado nesta segunda para a Assembleia Legislativa. Vários prefeitos e associações comerciais do interior não têm aprovado a ideia de restringir ainda mais as medidas e antecipar seus feriados, e isso influenciou na decisão do governador.

Entre as possibilidades o que se discute é adiantar feriados para o comércio o que deve ocorrer só na próxima semana. Mato Grosso entra na quarta semana com lotação total das UTIs e o sistema de saúde colapsado. Além de não ter mais vagas para pacientes graves, vários hospitais da capital e do interior fecharam as portas do pronto atendimento.

“O consenso entre os setores e o Governo é de que há a necessidade urgente de se tomar medidas mais efetivas. Por isso, as novas ações deverão ter início na próxima sexta-feira, dia 26 de março. Todas as informações sobre vigência e como irá funcionar serão divulgadas nesta terça-feira”, diz trecho do comunicado do governo do estado.

A preocupação é que crise de saúde deve se agravar nos próximos dias e o estado pode enfrentar, além do crescimento dos casos, o desabastecimento de oxigênio hospitalar e medicamentos para  intubação.

De acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES) foram 46 novas vítimas da doença entre sábado e domingo e 628 novos casos. Mais de 2,2 mil pessoas infectadas precisam te acompanhamento médico constante e estão internadas, sendo 1.370 em enfermarias e 836 em leitos intensivos.


- Publicidade -

Últimas no CenárioMT

Lucas do Rio Verde

NOVO DECRETO
Em vídeo, Miguel Vaz fala sobre novo decreto e pede atenção da sociedade para prevenção a covid-19
abril 15, 2021
GERAL
Moradora de Lucas do Rio Verde ganha R$ 10 mil no sorteio do Programa Nota MT
abril 15, 2021