Ação da A3P visa reduzir o consumo de copos descartáveis na Administração Municipal

0

O Projeto A3P – Agenda Ambiental na Administração Pública entra em uma nova fase de alcance de metas na prefeitura de Várzea Grande. Depois de concretizar a coleta e a reciclagem correta de papéis utilizados no dia-a-dia dos servidores, chegou a vez de avançar no trabalho de conscientização e sensibilização e tratar de forma correta dos copos descartáveis. A partir de agora os utensílios compostos por polipropileno PP serão descartados em coletores específicos a esse fim, direto para a reciclagem. Os copos deixam de ir para o lixo comum, e assim como os papéis, terão acondicionamento exclusivo e coleta quinzenal realizada por catadores.

O projeto tem como objetivo e meta reaproveitar, repensar, reduzir e reaproveitar materiais que possam ser reciclados. O projeto A3P é uma estratégia para construção de uma nova cultura institucional inserindo critérios sócio-ambientais na administração pública, visando sempre a conscientização ambiental.

O trabalho que vem sendo desenvolvido há três anos no âmbito da administração pública pelas secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável e de Administração, incentiva o uso do copo individual, que pode ser lavado e reutilizado, porém, a oferta de copos descartáveis ainda é necessária, mesmo com as compras sendo feitas de forma mais consciente. “Sempre digo que é um trabalho de formiguinha, feito diariamente e com resultados lentos, porque mexe com o comportamento das pessoas e seus hábitos. Por isso a educação ambiental tem de ser continua e realizada no ‘corpo a corpo’, um por um”, explica a subsecretaria de Meio Ambiente e coordenadora do Projeto, Viviane Souza Nascimento.

Todo o trabalho acerca da A3P tem envolvido as secretarias municipais, juntamente com a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis (Asmat), cooperativa que venceu chamamento público 01/2018 e que realiza todo o trabalho de coleta com custo zero para o município de Várzea Grande.

A associação Asmat irá passar as segundas–feiras, quinzenalmente, nas secretarias para fazer as coletas dos papéis e agora dos copos descartáveis. Cada secretaria vai ser contemplada com caixas para que os copos possam ser estocados, após o uso, e recolhidos pelos catadores para destinação ambientalmente adequada.

“Nosso objetivo é tornar rotina a gestão ambiental na administração pública, por meio do reaproveitamento de materiais recicláveis e da promoção de consumo consciente e da necessidade em se reduzir os gastos com materiais de expediente e dos recursos naturais como também a energia e a água. Estamos continuamente promovendo a educação ambiental e ampliando a logística de recolhimento e destinação dos materiais juntos às secretarias e autarquias”, explica a secretária municipal de Meio Ambiente, Helen Farias Ferreira.

Como pontua a secretária de Administração, Daniela Assis, a Administração Pública é uma grande consumidora e usuária de recursos naturais e tem papel estratégico na promoção e indicação de novos padrões de consumo e por isso deve ser exemplo na redução de impactos socioambientais e negativos gerados pela atividade pública.

O projeto A3P faz parte de uma política de governo, adotado desde 2017 pela prefeita Lucimar Sacre de Campos. O decreto nº 43, de 1º de junho de 2017, dispõe sobre a adesão ao programa do Ministério do Meio Ambiente, constituição de Comissão Municipal e nomeação de membros, e dá outras providências. “O programa do Ministério do Meio Ambiente foi criado como resposta da administração pública à necessidade de enfrentamento das graves questões ambientais. É preciso pensar em como gastar menos energia para manter as instalações públicas, a redução de gastos de matérias recicláveis e não recicláveis, gerando o mínimo de rejeitos ao planeta, além de desenvolver políticas públicas voltadas à aquisição de produtos e serviços que causem menos danos ao meio ambiente e que busquem a sustentabilidade na administração pública”, completa Helen.

Leia também: Previsões para o horóscopo do dia de hoje (08/08/2020)


Amazonia 03 de Junho