19.6 C
Lucas do Rio Verde
quinta-feira, 24 junho, 2021
InícioMATO GROSSOAção conjunta flagra 1.460 casos de furtos de energia em municípios de...

Ação conjunta flagra 1.460 casos de furtos de energia em municípios de Mato Grosso

Ação conjunta flagra 1.460 casos de furtos de energia em quatro municípios da Região Sul
Por REDAÇÃO CENÁRIOMT

Ação integrada deflagrada nos municípios de Rondonópolis, Primavera do Leste, Campo Verde e Jaciara detectou 1.460 furtos de energia em residências e comércios. Em 60% dos casos, o crime foi cometido por proprietários de imóveis de médio a alto padrão. Ao todo, 4.358 unidades foram fiscalizadas no período de 06 a 14 de novembro de 2018. O valor da energia recuperada, equivalente a 5.2 gigawatt/hora, ultrapassa os R$ 3 milhões, segundo dados da Energisa.

Ainda segundo levantamento da companhia, com a energia recuperada seria capaz de atender o município de São Pedro da Cipa por 13 meses ou Jaciara por um mês. O prejuízo aos cofres públicos, do ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) que deixou de ser arrecadado, foi de R$ 850 mil.

Além dos profissionais da Energisa, participaram: efetivo da Polícia Militar (PM), Polícia Judiciária Civil (PJC) e Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) das regionais de Rondonópolis e Primavera do Leste.

“Esta ação foi realizada depois que nossa central de inteligência fez o monitoramento da região, que apontou possíveis irregularidades. Aliado a isso, temos uma central de denúncias e a atuação direta das equipes nas ruas. Além de ser crime, o furto de energia diminui a eficiência da transmissão para outros usuários e pode causar incêndios e oscilações”, destaca o gerente de recuperação de energia, Sidney Tavares.

As principais formas de furto de energia são caracterizadas pela realização de ligação clandestina direto na rede e adulteração do medidor. A perita e gerente da Politec de Primavera do Leste, Ludmila Gonçalves Pereira, disse que durante a fiscalização é possível apontar qual a irregularidade em questão. “Nossos servidores inspecionam a instalação elétrica e o aparelho. E depois disso é possível confirmar se a unidade está irregular ou não”.

O delegado regional de Primavera do Leste Rafael Fossari destacou que somente nas cidades de Campo Verde e Primavera do Leste foram instaurados 18 inquéritos policiais e duas pessoas foram presas por furto de energia qualificado. “Atuamos para coibir esta prática criminosa e evitar prejuízos a cada cidadão”.

Já a comandante regional da Polícia Militar na região, tenente-coronel PM Franciane Siqueira Chaves, enfatizou a integração entre as forças de segurança. “Os policiais militares estiveram em todas as fiscalizações e o resultado foi muito importante. A ação conjunta faz toda a diferença”, destacou.


© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal!
- Publicidade -

Últimas no CenárioMT

Lucas do Rio Verde

MOVIMENTO PRÓ 3 FERROVIAS
Lucas será o principal entroncamento ferroviário do Brasil, diz prefeito Miguel Vaz
junho 24, 2021
POLÍCIA
Após fazer diversas vítimas e roubar celulares, homem é preso em Lucas do Rio Verde
junho 24, 2021