29.6 C
Lucas do Rio Verde
terça-feira, 26 janeiro, 2021
Início MATO GROSSO Abertas as rematrículas online na rede municipal de ensino em Lucas do...

Abertas as rematrículas online na rede municipal de ensino em Lucas do Rio Verde

Por Cenário MT/Ascom - Neri Malheiros

O encaminhamento de rematrículas na rede municipal de ensino de Lucas do Rio Verde teve início nesta segunda-feira (30) e deverá ser feito totalmente online até o dia 06 de dezembro para agilizar o processo e evitar aglomerações nas escolas ou na própria Central de Vagas, criada este ano pela Secretaria Municipal de Educação como ponto de apoio. O começo do ano letivo está previsto para o dia 1º de fevereiro de 2021.

A rematrícula equivale à confirmação de matrícula para todos os estudantes que já estavam matriculados em uma instituição pública municipal e que deverão permanecer na própria rede ou para concluintes de etapas – Infantil III, Infantil V e 5º ano – e que serão remanejados para outras unidades de ensino público para dar continuidade à aprendizagem.

“Os pais ou responsáveis terão o prazo de uma semana – a partir das 08 horas do dia 30 de novembro até às 23h59 do dia 06 de dezembro – para providenciarem as renovações de matrículas na rede pública. A ferramenta digital poderá ser acessada no site da prefeitura ”, explica Tânia Catarina dos Passos Silva, coordenadora do setor de Escrituração e Processo Escolar, ao qual a Central de Vagas está vinculada.

Já o período para pré-matrículas online, destinado a alunos novos recém-chegados de outros municípios com a devida transferência escolar ou que vão ingressar na vida escolar, será aberto somente a partir do dia 14 de dezembro e se estenderá até 18 de dezembro.

“Para dar andamento nesse processo será necessário que a criança tenha seu próprio Cadastro de Pessoa Física (CPF). Posteriormente, um novo período será reaberto entre 25 a 29 de janeiro de 2021. As pré-matrículas digitais terão um outro link específico que divulgaremos oportunamente para evitar confusão”, observa a coordenadora.

Conforme a secretária municipal de Educação, Cleusa Marchezan De Marco, o processo de matrículas por meio digital teve um aprimoramento desde o ano passado, quando teve implantação parcial, e toda a equipe envolvida recebeu formação para ter domínio completo sobre o novo sistema.

“Temos um pessoal bem preparado para que tudo dê certo nesse período de transição entre o fim e o começo de um novo ano letivo. Nosso maior desafio é que nenhuma criança fique sem estudar por falta de vaga em escolas públicas, principalmente da nossa rede”, ressalta.

A Central de Vagas, instalada na Avenida Espírito Santo, nº 253-S. ao lado do Centro de Atendimento Multiprofissional (CAM), no bairro Jardim das Palmeiras, terá a função de auxiliar o público e fazer esclarecimento de dúvidas preferencialmente por meio do telefone (65) 3549-7111 ou via Whatsapp (65) 99251-3849. Seu funcionamento será das 07 às 11 horas e das 13 às 17 horas.

Em 2020, a rede municipal de ensino teve um total de aproximadamente 11.300 estudantes matriculados. Para o próximo ano, a estimativa do número de matrículas terá um acréscimo superior a mil novos alunos, quase 10% de crescimento.



- Publicidade -

Últimas no CenárioMT

Lucas do Rio Verde

OPORTUNIDADE
Sine Lucas do Rio Verde oferece 213 vagas de emprego nesta terça-feira (26); confira a lista
janeiro 26, 2021
Educação
Prefeitura de Lucas do Rio Verde lança oficialmente o ano letivo 2021
janeiro 25, 2021