26.1 C
Lucas do Rio Verde
domingo, 26 setembro, 2021
InícioMATO GROSSO37 óbitos de profissionais da saúde em MT: “mortes são resultado do...

37 óbitos de profissionais da saúde em MT: “mortes são resultado do descaso com a profissão”, diz presidente do Coren-MT

Por CenárioMT

Durante cerimônia de posse do novo plenário do Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso (Coren-MT), nesta segunda-feira (4), o enfermeiro Antônio César Ribeiro, reeleito presidente da instituição para os próximos três anos,  apontou o descaso sofrido pela profissão ao citar os 37 óbitos de profissionais de enfermagem vítimas de Covid-19 em Mato Grosso.

O presidente do Coren-MT, Antônio César Ribeiro

A mais recente foi a técnica de enfermagem Francieli Pereira, de Tangará da Serra, 32 anos, falecida no último sábado (2). “Eu atribuo estas perdas ao descaso com o qual esta profissão sempre foi tratada historicamente neste Estado e neste país. Não precisamos lembrar das condições de trabalho, da necessidade do multiemprego, dos baixos salários “, disse ele.

O presidente salientou a importância de estar à frente da autarquia neste momento histórico. “Não tem como não ficar emocionado ao lembrar da responsabilidade que nos foi conferida através do voto para a condução desta casa num contexto extremamente  delicado”, disse ele, comovido.

Tomaram posse 18 conselheiros eleitos em novembro pela categoria, dos quais 5 titulares e 5 suplentes do quadro I (enfermeiros) e 4 titulares e 4 suplentes dos quadros II e III (técnicos e auxiliares de enfermagem), os quais nas eleições representaram a chapa”Coren-MT Vivendo Novos Caminhos”.

A gestão se estende de 2021 a 2023. Ribeiro se disse honrado e agradeceu a confiança da categoria e dos conselheiros. Ele avaliou que o grupo se fortaleceu durante a crise instaurada com a pandemia e  alcançou resultados para além das metas estabelecidas. E salientou a importância de que as ações do conselho tenham como meta principal a valorização da profissão.

Serão três anos de grandes desafios, como todos os que temos passado, de uma gestão que chegou para fazer mudanças profundas no conselho e ganhou a simpatia da profissão. O conselho é da enfermagem e deve viver em função dela”.

A cerimônia aconteceu na manhã desta segunda (4) no Hotel Fazenda Mato Grosso, reunindo os atuais conselheiros e um pequeno grupo de convidados, em respeito às normas de distanciamento social.

Além da posse dos conselheiros,  ocorreu também a eleição da diretoria e a escolha dos delegados regionais da autarquia.

Um dos destaques foi a pluralidade do novo plenário, que conta com representantes dos diferentes regionais. “Foi uma tarefa difícil, mas conseguimos fazer chegar nosso conselho a todas as regiões do Estado. Estamos felizes pelo resultado da eleição.   É uma tarefa complexa ser diretoria do conselho, mas faremos isso com  muita responsabilidade e afinco,  contem sempre comigo”, disse a enfermeira Lígia Arfeli, reeleita como conselheira secretária da autarquia.

“Com esse plenário, alcançamos hoje representação de todas as regiões do Estado, como pleiteamos durante três anos”, comemorou o técnico de enfermagem Rodrigo Machado, que foi reconduzido ao cargo de tesoureiro.

Novo plenário do Coren-TM gestão 2021-2023

Confira os eleitos

QUADRO I

1.TITULARES:

1.1.Antônio Cesar Ribeiro

1.2.Lígia Cristiane Arfeli

1.3.Vinicius de Mello Bergano

1.4.Ana Carolina Haddad Marcos Camargo

1.5.Leocarlos Cartaxo Moreira

2.SUPLENTES:

2.1.Delaine Helene Nogueira Noya

2.2.Moaby Ferreira da Silva

2.3.Marcos Andre Tavares Uriel

2.4.Elis Fernanda de Mello Silva

2.5.Carmen Lúcia Camargo Tanaka

QUADROS II/III

1.TITULARES:

1.1.Rodrigo Paulo Machado

1.2.Ereni Dias de Souza

1.3.Carlito Domingos Silva

1.4.Neide Alves de Almeida Pinho

2.SUPLENTES:

2.1.Eva Raimunda de Oliveira

2.2.Luciana da Costa

2.3.Emiliana Benedita da Costa Conceição

2.4.Hélia Rubia Alves de Oliveira

Gustavo Praiadohttps://www.cenariomt.com.br
Atualmente, trabalha na equipe do portal CenárioMT, produzindo conteúdo sobre economia, esportes e direitos da população brasileira, gosta de assistir séries, filmes de ação e de videogames. Editor também em conteúdos regionais, sempre atento as tendências que o internauta procura para ficar bem informado.

Redes sociais

107,342FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,040SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

TRISTEZA NA PEDREIRA
Bombeiros resgatam corpo de homem que se afogou em Lucas do Rio Verde
setembro 26, 2021
Lucas do Rio Verde
Corrida Setembro Amarelo é marcada pela alegria e boa participação dos luverdenses
setembro 26, 2021
LUTO
Caminhoneiro que residia em Lucas do Rio Verde é encontrado morto no interior do Paraná
setembro 26, 2021
Lucas do Rio Verde
PRIMEIRA DOSE - Luverdenses de 18 anos completos ou mais são convocados para vacinação contra a Covid-19
setembro 25, 2021