24.5 C
Lucas do Rio Verde
terça-feira, 21 setembro, 2021
InícioFutebol ao vivoFutebol ao Vivo: saiba porque o brasileiro adora tanto

Futebol ao Vivo: saiba porque o brasileiro adora tanto

Por Rodrigo Lampugnani

O futebol é um dos esportes mais populares no mundo todo, e desde o começo até os dias atuais, movimenta o mercado financeiro e proporciona um dos maiores eventos já existentes. Além disso, conta com a presença de inúmeros atletas e culturas diferentes. E seja através de uma transmissão de futebol ao vivo, ou dentro do estádio, a emoção é a mesma.

E quando falamos em futebol ao vivo no Brasil, não é difícil saber o tamanho do amor que os brasileiros têm com esse esporte. E isso acontece principalmente pela alegria que os momentos de jogos proporcionam no almoço de domingo com a família ou até mesmo no happy hour com os colegas do trabalho.

No quesito títulos, é importante citar que a seleção brasileira é a maior campeã do mundo de futebol, ou seja, todos os jogos, ganhando ou perdendo, são eventos de grande relevância no país, e está no sangue das pessoas desde a infância, através de aulas na escola ou finais de semana com os amigos, e isso tudo vai muito além do título.

Mas, antes de falarmos mais sobre como é esse amor com o esporte, vamos te explicar mais detalhadamente como aconteceu o surgimento do jogo de futebol ao vivo no Brasil e no mundo. Vamos conferir?

História e herança cultural 

Apesar de não ter uma data exata, os historiadores contam que os ingleses são os precursores do esporte, e que no começo, os jogos não tinham regras estabelecidas, e contavam até mesmo com agressões físicas, que posteriormente foram proibidas por causarem consequências de ferimentos graves em alguns praticantes. 

Porém, em 1830, alguns anos depois, as regras foram apresentadas pelo Colégio Harrow, e ao longo do tempo, várias outras atualizações surgiram como a inserção do Árbitro de Vídeo (VAR), dimensões do campo, substituições de jogadores e até mesmo os cartões amarelos e vermelhos que no começo foram fundamentais para aumentar a disciplina durante os jogos.

O crescimento do futebol como esporte, surgiu a partir dos torneios que eram feitos após a institucionalização do futebol, em 1863, e isso aumentou com a fundação da Football Association (FA) que ajudou na visibilidade de campeonatos e partidas oficiais. 

Outro ponto de destaque durante a história, era o uso do futebol para controle do sistema social. E isso é conhecido até hoje como pão e circo, porque as pessoas passavam a deixar de lado mudanças políticas sérias para prestarem atenção nos jogos, e isso fazia com que os políticos e o congresso conseguissem mais controle da população e escolhessem novas regras e impuseram leis sem o consentimento do povo, que de certa forma estavam alienados.

Copa do mundo: saiba como aconteceu a criação

Em 1904, em Paris, na França, alguns países se reuniram para fundar a Fédération Internationale of Football Association (Federação Internacional das Associações de Futebol)  FIFA, que é o órgão que comanda o futebol mundial e é responsável pela organização das competições.

E a partir dessa criação, a primeira edição da Copa do Mundo foi realizada em 1930 no Uruguai, e contou com a participação de 13 seleções da América e Europa e influenciou ainda mais o amor pelo esporte. Após esse ano, a tradição de disputa a cada quatro anos ganhou mais força e contando até a última edição em 2018, foram disputadas 20 Copas do Mundo e o Brasil é o líder da lista em conquistas.

Futebol no Brasil: como a paixão pelo futebol ao vivo surgiu?

A chegada do futebol ao vivo no Brasil surgiu em 1894, quando Charles Miller, filho de ingleses, chegou a São Paulo e trouxe algumas bolas e regras para praticar o esporte que aprendeu na Inglaterra, e após isso a informação foi disseminada, e em 1898, formou-se o primeiro clube dedicado ao esporte, a Associação Atlética Mackenzie College.

E esse crescimento fez com que o esporte fosse o mais praticado da época e após isso, várias equipes que anteriormente eram de outros esportes tornaram-se clubes, como o Vasco da Gama, Flamengo e Botafogo. Além disso, a primeira vez que ingressos para assistir futebol ao vivo foram cobrados aconteceu pelo time do Fluminense que reuniu mais de 2 mil pessoas. 

Outro ponto importante em ser destacado, e é uma das causas para esse ser um dos esportes mais amados, é a não dependência de grandes recursos para funcionamento. Isso porque, com o futebol, é necessário apenas uma bola e algumas marcações ou definições de regras para realização. Já outros esportes como hipismo, golfe ou canoagem precisam de recursos e essa movimentação faz com que uma quantidade menor de pessoas sejam praticantes, diferente do futebol.

Histórias de superação e mudança de hábitos também fazem parte do esporte e são um dos pontos que fazem as pessoas adorarem a prática e incentivar outras a entrarem nesse universo. É muito fácil identificar esse benefício, veja o exemplo do Neymar, um menino novo e de origem pobre, que hoje, através do futebol ao vivo, conseguiu mudar a vida da família inteira e se tornar um dos maiores jogadores do mundo. 

Além do mais, é a lição perfeita para quem procura por opções para começar uma carreira e não sabe quais caminhos seguir. E o melhor, é um esporte sem restrição de gênero, que faz com que meninos e meninas tenham a possibilidade de praticá-lo e quem sabe, chegar a grandes campeonatos.

Mas, não podemos deixar de citar que a publicidade e alta divulgação do esporte também é responsável por atrair esse amor para o futebol, visto que, poucos esportes têm muito tempo de transmissão em um canal de televisão ou investimentos em anúncios de grandes empresas. Desse modo, mesmo que você não acompanhe os jogos 24 horas por dia, não é difícil reconhecer jogadores ou saber informações básicas sobre times ou regras básicas. 


--Continua depois da Publicidade!--

Enfim, assistir um jogo ao vivo no estádio, na televisão ou no bar com os amigos, traz a mesma sensação de felicidade e união e faz com que muitas pessoas queiram se envolver no assunto para torcer junto e apoiar a seleção e o país em que elas vivem, e no caso do Brasil, o sentimento de pertencimento é ainda maior e proporciona sensações que raramente são encontradas no dia a dia.

© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal!

Redes sociais

107,336FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,038SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

LOGÍSTICA
Mendes crê em concorrência de modais para beneficiar setor produtivo regional
setembro 20, 2021
ferrovia em Lucas
Em Lucas Mauro Mendes assina contrato para construção da 1ª Ferrovia Estadual; Acompanhe ao vivo
setembro 20, 2021
Lucas do Rio Verde
Covid-19: Confira quem está sendo vacinado em Lucas do Rio Verde nesta semana
setembro 20, 2021
PRIMEIRA DOSE
Luverdenses de 19 anos completos ou mais são convocados para vacinação contra a Covid-19
setembro 20, 2021