29.4 C
Lucas do Rio Verde
sábado, 28 maio, 2022
Publicidade
InícioFutebol ao vivoFutebol ao vivo: conheça todas as variações do esporte

Futebol ao vivo: conheça todas as variações do esporte

CenárioMT

Se você é uma pessoa apaixonada por esportes e tem interesse em aprender cada vez mais sobre o mundo do futebol ao vivo, saiba que a FIFA (Federação Internacional de Futebol) é a organizadora das principais competições das modalidade e foi fundada em Paris em 21 de maio de 1904.

Todas as versões: futebol de areia, de campo, futsal e o tradicional pela seleção são controlados pela FIFA, porém, você sabia que não são apenas esses tipos que existem e são praticados ao longo do planeta?

E para que você conheça todas as variações do futebol ao vivo, vamos te apresentar os detalhes abaixo, vamos lá?

Futebol de campo

A modalidade do futebol ao vivo de campo é um dos mais praticados no mundo todo, tanto pelas mulheres, quanto por homens em que a partida é jogada por duas equipes formadas por no máximo 11 jogadores e no mínimo 7, sendo nesse tipo o maior número de estrelas do esporte e o principal evento esportivo televisionado: a Copa do Mundo. 

Lembrando que cada partida conta com dois tempos de 45 minutos cada, e se o juiz sentir necessidade, pode acrescentar alguns minutos por situações que podem ter levado a perda de tempo como lesões, substituições e cobranças de faltas. 

Futsal

O futsal é uma variação que surgiu na década de 1930 e até hoje é muito praticada por grandes esportistas ou por qualquer pessoa que gosta do esporte. Disputado por times com 5 atletas de cada lado, conta com dois tempos de 20 minutos cada e com o cronômetro parado toda vez que a bola não está sendo utilizada. Nesse caso, a FIFA também é a controladora. 

Futebol Society

Uma das opções mais dinâmicas, conta com equipes formadas por 7 jogadores em cada lado, e por isso, também pode ser conhecido como futebol de 7. Pode ser praticado em quadras de grama sintética ou natural e a grande diferença do futebol ao vivo de campo tradicional são as dimensões do campo, além disso, quanto mais o time tem movimentação, mais o jogo flui de forma natural.

E para que esse jogo seja sempre dinâmico, quando o jogador estiver com a bola na defesa, o ideal é que o toque e o movimento sejam feitos de forma rápida até o outro espaço da quadra de grama ou sintética. 

Futebol de pântano

O nome até pode parecer estranho quando se escuta de primeira, não é mesmo? Porém, saiba que o futebol de pântano é uma prática que começou em 1997 na Finlândia com esquiadores que faziam o treino durante o verão. A dimensão do campo tem 25% da modalidade de futebol ao vivo de campo e as partidas têm duração de 13 minutos com 6 jogadores em cada lado.

Futebol de areia

Com o futebol de areia, todos os jogos contam com 5 jogadores em cada time e tem partidas de 12 minutos em três tempos, sendo paralisado cada vez que uma falta foi marcada. Criado nas praias brasileiras, a oficialização desse esporte e das regras aconteceu apenas na década de 90.

Rush Goalie

O rush goalie é nada mais do que uma variação do futebol ao vivo society e nesse caso o goleiro exerce um papel muito mais flexível, ou seja, tem acesso a áreas da quadra que não tem em outra modalidade. Além disso, qualquer pessoa que estiver no jogo pode fazer o papel do goleiro e assumir a sua função, sendo responsável pela defesa do gol.

Futebol paralímpico

Assim como qualquer outro tipo de esporte, esse também não podia deixar de ser acessível, por isso foi criado o futebol paralímpico, feito para pessoas que sofrem com algum comprometimento físico-motor. E a dinâmica é feita com 5 jogadores no caso das deficiências visuais e sete para paralisia cerebral.

Futevôlei

Muito confundido com o futebol de areia, o futevôlei é diferente e como o próprio nome diz, mistura algumas regras do futebol com o vôlei, porém, com a proibição de uso das mãos para qualquer ação, dando prioridade a membros como a cabeça e o pé. 

Bossaball 

Disputado em uma quadra inflável, o bossaball é um jogo praticado entre duas equipes de 4 ou 5 jogadores. Além disso, na quadra existe um impulso com os trampolins que auxiliam quem tem uma estatura baixa ou média e é uma excelente opção para quem gosta de capoeira ou ginástica artística, pois conta com alguns elementos desses esportes. 

Seja na areia, quadra de grama, sintética, inflável ou qualquer outra, saiba que o futebol ao vivo é um esporte incrível para quem procura opções para se divertir com os amigos ou a família.

Por isso, agora que você já conhece as variações, continue acompanhando nosso blog e saiba de todas as melhores dicas para a prática de esportes!


--Continua depois da Publicidade!--

Gostou deste post? se sim, irá gostar também deste que postamos anteriormente, Futebol ao Vivo: saiba porque o brasileiro adora tanto.

Gustavo Praiadohttps://www.cenariomt.com.br
Atualmente, trabalha na equipe do portal CenárioMT, produzindo conteúdo sobre economia, esportes e direitos da população brasileira, gosta de assistir séries, filmes de ação e de videogames. Editor também em conteúdos regionais, sempre atento as tendências que o internauta procura para ficar bem informado.

Publicidade


Publicidade

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde
Karatê de Lucas do Rio Verde conquista 8 medalhas em etapa estadual do Brasileiro
maio 28, 2022
Lucas do Rio Verde
Vigilância em Saúde alerta sobre os cuidados com a dengue
maio 28, 2022
Lucas do Rio Verde
Famílias de baixa renda podem solicitar Tarifa Social para a conta de água no Saae
maio 28, 2022
Lucas do Rio Verde
Assinatura de contratos e entrega de chaves do Vida Nova II será na segunda-feira (30)
maio 28, 2022