O Mixto conquistou uma vantagem importante sobre a Portuguesa, ao vencer por 1 a 0 no último sábado (2), no jogo de ida de segunda fase da Série D do Campeonato Brasileiro. Mas, para se classificar, terá que ao menos empatar fora de casa no segundo jogo.
A volta entre Portuguesa e Mixto acontece no próximo sábado (9), a partir das 16h, no estádio do Canindé, em São Paulo. No primeiro confronto, o gol saiu de pênalti, convertido por Gilvan.
Contudo, o Tigre, sob comando do técnico Lucas Isotton, terá que superar um adversário complicado. Até porque Lusa, vice-campeã brasileira de 1996, tem um projeto para voltar a figurar na elite nacional nos próximos anos.
Rival do Mixto está invicta em casa

Outro problema enfrentado pelo Mixto é o retrospecto da Portuguesa em casa. Isso porque, na primeira fase da Série D, a equipe paulista venceu todos os sete jogos como mandante.
Então, o Alvinegro precisará quebrar essa escrita se quiser avançar de forma direta. Se perder por um gol de diferença, a decisão da vaga irá para os pênaltis.
Ao menos, o Mixto já mostrou nesta Série D que tem condições também de se sair bem fora de casa. Por exemplo, na última rodada da primeira fase, venceu o já eliminado Porto Velho (RO), por 3 a 0.
Nesta Série D, a partir da segunda fase, os 32 times classificados se enfrentam apenas no sistema de mata-mata, com jogos de ida e volta. E, para conquistar o acesso à Série C, é necessário chegar às semifinais, entre os quatro primeiros. Depois, terá a chance de ir para as finais festivas.
Por fim, quem conseguir também o acesso garante calendário no cenário nacional do ano que vem. E, também, até 2027, já que, estando na Série C, poderá na pior das hipóteses cair para a Série D de 2027.