37.9 C
Lucas do Rio Verde
quinta-feira, 23 setembro, 2021
InícioESPORTESMDR promove conferência para que produtores da Rota do Açaí compartilhem experiências

MDR promove conferência para que produtores da Rota do Açaí compartilhem experiências

Ação promovida pela pasta reuniu produtores dos quatro polos já instalados. Três estão localizados no Pará e outro no Amapá
Por CenarioMT

O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), promoveu, quarta (25) e quinta-feira (26), a 1ª Conferência Nacional da Rota do Açaí. O evento serviu para que os diferentes polos de produção da fruta pudessem trocar experiências e debater perspectivas para o futuro.

O diretor de Desenvolvimento Regional do MDR, Francisco Soares, destacou a importância do intercâmbio de informações entre as unidades espalhadas pelo país. Atualmente, há quatro polos instalados, sendo três no Pará (Baixo Tocantins, Marajó e Nordeste Paraense) e um no Amapá (Tucuju).


--Continua depois da publicidade--

“Este é um evento de grande importância para mostrar realmente a capacidade dessa atividade, principalmente na região amazônica, e o MDR tem todo o interesse em apoiar o cultivo e beneficiamento de produtos provenientes do açaí. Estamos inteiramente à disposição para que possamos avançar cada dia mais nesse setor”, afirmou Soares.

De acordo com o Censo Agropecuário realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no ano de 2017 e publicado em 2019, o estado do Pará foi responsável pela produção de 242 mil toneladas de açaí em 35,4 mil estabelecimentos rurais, respondendo por cerca de 60% da produção nacional. Para a coordenadora do Polo Nordeste Paraense, Rosa Maria Alexandre da Silva, esse número reflete o potencial da região.

“As potencialidades são as grandes reservas de açaí, manejo com produção orgânica e agroecológica, área vocacionada para o cultivo de forma produtiva em várzeas e terra firme, existência de fornecedores de máquinas e equipamentos para beneficiamento do açaí artesanal. No contexto geral, nós ‘estamos bem na fita’ nesse quesito, que é um gargalo em outras regiões”, disse.

Rotas

As Rotas de Integração Nacional são redes de arranjos produtivos locais associadas a cadeias produtivas estratégicas capazes de promover a inclusão e o desenvolvimento sustentável das regiões brasileiras priorizadas pela Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR).


--Continua depois da publicidade--

As rotas promovem a coordenação de ações públicas e privadas em polos selecionados, mediante o compartilhamento de informações e o aproveitamento de sinergias coletivas a fim de propiciar a inovação, a diferenciação, a competitividade e a sustentabilidade dos empreendimentos associados, contribuindo assim para a inclusão produtiva e o desenvolvimento regional.

A partir da identificação das potencialidades locais, o MDR, em conjunto com órgãos parceiros, associações e entidades locais, realiza um diagnóstico considerando questões como capacidade hídrica, energética, de escoamento da produção (rodovias, aeroportos, ferrovias e portos), capacidade de beneficiamento e produtiva.

Também é oferecido apoio técnico e de planejamento estratégico para estruturar e profissionalizar o trabalho dos agricultores, especialmente os pequenos produtores e familiares.

No momento, o MDR apoia as rotas do Açaí, da Biodiversidade, do Cacau, do Cordeiro, da Economia Circular, da Fruticultura, do Leite, do Mel, do Peixe e da Tecnologia da Informação e Comunicação.

Com informações do Ministério do Desenvolvimento Regional

Gustavo Praiadohttps://www.cenariomt.com.br
Atualmente, trabalha na equipe do portal CenárioMT, produzindo conteúdo sobre economia, esportes e direitos da população brasileira, gosta de assistir séries, filmes de ação e de videogames. Editor também em conteúdos regionais, sempre atento as tendências que o internauta procura para ficar bem informado.

Redes sociais

107,336FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,039SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

FORMAÇÃO
Empresários de Lucas do Rio Verde participam de palestra sobre Liderança com Elias Lourenço
setembro 23, 2021
Lucas do Rio Verde
Prefeitura de Lucas do Rio Verde recebe visita de secretária de Educação de Marcelândia
setembro 23, 2021
SOLIDARIEDADE
Lucas do Rio Verde sedia mais uma etapa da campanha de doação de sangue neste sábado (25)
setembro 23, 2021
EM BUSCA DA SEDE PRÓPRIA
Projeto para construção da sede própria da Defensoria em Lucas será apresentado na próxima semana
setembro 23, 2021