Mato-grossense de 2023 será disputado por dez equipes. Competição inicia em 21 de janeiro

Equipes que participaram do arbitral são Academia, Cacerense, Cuiabá, D. Bosco, Luverdense, Mixto, N. Mutum, Operário, Sport Sinop e União

Fonte: CenárioMT

tb3 2787

Dez equipes confirmaram presença e disputarão o Campeonato Mato-grossense de Futebol do próximo ano. Os representantes de cada uma delas participaram do Congresso Técnico que definiu a formula de disputa da competição. O Mato-grossense 2023 garantirá vagas em competições nacionais ao campeão e vice na temporada 2024.

A abertura da competição tem data definida. O Estadual iniciará em 21 de janeiro. A tabela com os confrontos da rodada inicial será divulgada em breve pela Federação Mato-grossense de Futebol.

Os dirigentes decidiram pela fórmula de disputa adotada na temporada 2022. Dessa forma, a 1ª fase será disputada entre os dez clubes, todos contra todos, e em turno único. Os seis primeiros colocados se classificam para a fase seguinte, sendo que primeiro e segundo colocados garantem presença diretamente nas semifinais. Os dois últimos colocados estarão automaticamente rebaixados.

A partir da 2ª fase, os confrontos serão em sistema de ida e volta.

[Continua depois da Publicidade]

O regulamento definiu ainda que os cinco primeiros colocados do Mato-grossense deste ano terão o direito de jogar cinco das nove partidas, em casa.

A FMF irá custear mais uma vez, às despesas de arbitragem, logística, transporte e hospedagem dos clubes participantes.

O campeão do Campeonato Mato-grossense 2023 garante vaga no Brasileirão da Série D e Copa do Brasil de 2024. Já o vice-campeão ficará com uma vaga na Copa do Brasil de 2024.

Participam do Campeonato Mato-grossense do próximo ano Academia, Cacerense, Cuiabá, Dom Bosco, Luverdense, Mixto, Nova Mutum, Operário Várzea-grandense, Sport Sinop e União.

É formado em Jornalismo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre política, economia e esporte regional.