29.2 C
Lucas do Rio Verde
domingo, 05 dezembro, 2021
InícioESPORTESEliud Kipchoge se impõe diante de rivais e é bicampeão olímpico na...

Eliud Kipchoge se impõe diante de rivais e é bicampeão olímpico na maratona

Por GLOBOESPORTE.COM

Recordista mundial na maratona com a marca de 2h01min39s, Eliud Kipchoge chegou à Olimpíada de Tóquio com o status de favorito. Neste sábado (manhã de domingo no Japão), ele confirmou a fama ao dominar a prova e conquistar o bicampeonato olímpico da maratona com o tempo de 2h08min38s.

A prata ficou com o holandês Abdi Nageeye, com 2h09min58s. Completou o pódio o belga Bashir Abdi com 2h10min00s, deixando o queniano Lawrence Cherono em quarto com 2h10min02s.


--Continua depois da publicidade--

Com o ouro deste sábado, Kipchoge, de 36 anos, tornou-se o terceiro atleta a conquistar o bicampeonato olímpico na maratona – ele também subiu no lugar mais alto do pódio na Rio 2016. Campeão em Londres 2012, o etíope Shura Kitata abandonou a prova deste sábado próximo do km 10.

– Estou muito feliz de ter ganho a medalha de ouro duas vezes seguidas. Só posso dizer isso – disse Kipchoge, que comentou sobre um momento curioso da maratona quando cumprimentou o brasileiro Daniel Nascimento. – Ele é um cara muito legal. Nos falamos rapidamente, ele brincou comigo e nós nos cumprimentamos – completou.

Por conta da alta taxa de umidade da capital japonesa, a prova de 40km foi disputada nas ruas de Sapporo. A mudança, porém, não evitou o alto número de desistências – 30 -, dentre elas a dos brasileiros Daniel Chaves e Daniel Nascimento, sendo que este último chegou a liderar a prova por alguns minutos. O único atleta do Brasil a completar a corrida foi Paulo Roberto de Paula, que terminou em 69°, cruzando a linha de chegada em 2h26min08s.

– É a minha terceira Olimpíada e a terceira vez que eu consigo completar a maratona. É uma conquista muito importante para mim. Só tenho a agradecer a todos que estiveram comigo esse tempo todo, principalmente em Portugal, que é o local onde eu moro e treino – comentou Paulo Roberto.


--Continua depois da publicidade--

Alemão larga na frente

Quem começou liderando a maratona foi o alemão Amanal Petros, que chegou ao km 5 em primeiro. No 10 km, porém, a liderança já pertencia a Eliud Kipchoge, que assumiu a ponta minutos depois da desistência do etíope Shura Kitata, campeão em Londres 2012 e um dos favoritos ao pódio.

Integrante do pelotão da frente, Daniel Nascimento passou em primeiro no km 15. Ele sustentou a liderança até o km 20, quando caiu para terceiro após ser deixado para trás pelo sul-africano Stepnen Mokoka e por Eliud Kipchoge.

Rebeca Moraeshttps://www.cenariomt.com.br
Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso.

Redes sociais

107,346FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,096SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

ENSINO SUPERIOR
Candidatos participam de vestibular para ingressar na Unilasalle Lucas do Rio Verde
dezembro 05, 2021
Em Lucas!
Polícia Militar prende homem com arma de fogo
dezembro 05, 2021
Sinop
Profissionais de Sinop conhecem funcionamento de RAPS em Lucas do Rio Verde
dezembro 05, 2021
Mato Grosso
Fiscais e agentes do Indea são capacitados para combater praga que atinge lavouras em Mato Grosso
dezembro 05, 2021