26.4 C
Lucas do Rio Verde
quinta-feira, 23 setembro, 2021
InícioESPORTESCaratê: Valéria Kumizaki é ouro na Premier League de Istambul

Caratê: Valéria Kumizaki é ouro na Premier League de Istambul

Depois de um ano de paralisação do circuito mundial, paulista volta em grande forma. A caminho do título, ela bateu campeã mundial e, na final, a líder do ranking sub-21.
Por Juliano Justo - Repórter da TV Brasil e da Rádio Nacional - São Paulo

Na manhã deste domingo (14), a carateca brasileira Valéria Kumizaki venceu a Premier League de Istambul na categoria até 55kg. Na decisão, a bicampeã pan-americana passou pela chilena Valentina Toro Meneses, atual líder do ranking mundial sub-21. Mas o duelo foi muito equilibrado. A paulista pulou na frente no placar com um yuko faltando 59 segundos para o final. E, a apenas nove segundos do encerramento, a oponente empatou a luta. Depois do placar final apontar 1 a 1, a brasileira foi declarada vencedora por ter feito o primeiro ponto do duelo.

No caminho até o título, Valéria Kumizaki bateu a suíça Melinda Michel na primeira luta por 4 a 0. Na sequência, derrubou a Sabina Zakharova, do Cazaquistão, por 1 a 0. Na terceira luta, a adversária foi a anfitriã Tuba Yakan. Placar ficou em 2 a 1 para a Valéria. E, na semifinal, a atleta de Presidente Prudente, no interior de São Paulo, venceu a polonesa Dorota Banaszczyk, campeã mundial, por 2 a 0.


--Continua depois da publicidade--

Depois da competição da Turquia, o circuito seguirá com a etapa de Lisboa. A capital portuguesa receberá entre os dias 30 de abril e 2 de maio a etapa da Premier League que substituirá o torneio de Rabat, no Marrocos. O evento africano estava programado para março de 2020, mas foi adiado por causa da pandemia e agora está agendado para o mês de outubro, depois da Olimpíada de Tóquio.

Além dos torneios oficiais do circuito mundial da Turquia e de Portugal, ainda devem contar pontos para o ranking olímpico, que fecha no final de maio, o Campeonato Europeu (em maio na Croácia). O Pan-Americano Sênior, previsto para ocorrer de 24 a 30 de maio em Curaçao, valerá apenas para o ranking mundial. Os pontos conquistados nesse torneio não contarão para a corrida olímpica.

Atualmente, Valéria é a 17ª colocada no ranking olímpico da categoria até 55 kg. A atleta deve brigar pela vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio no Qualificatório Mundial, previsto para ocorrer entre os dias 11 e 13 de junho em Paris. Três vagas estarão em jogo no torneio francês. Outra chance da brasileira é se garantir no Japão através do ranking continental.


--Continua depois da publicidade--

Vinícius Figueira, o outro brasileiro na disputa, acabou sendo eliminado por Assylbek Muratov, do Kazaquistão, por 1 a 0 na primeira luta da categoria até 67kg.

Nos Jogos de Tóquio, no kumite, (combate) , serão disputadas três categorias no masculino (-67 kg, -75 kg e +75 kg). Entre as mulheres, as categorias serão -55kg, -61kg e +61kg. Ocorrerá também a competição de kata (técnicas de ataque e defesa simuladas).

Gustavo Praiadohttps://www.cenariomt.com.br
Atualmente, trabalha na equipe do portal CenárioMT, produzindo conteúdo sobre economia, esportes e direitos da população brasileira, gosta de assistir séries, filmes de ação e de videogames. Editor também em conteúdos regionais, sempre atento as tendências que o internauta procura para ficar bem informado.

Redes sociais

107,334FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,037SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

Show Safra 2022
Prefeitura participa de lançamento do Show Safra 2022
setembro 22, 2021
Lucas do Rio Verde
Equipe de karatê de Lucas do Rio Verde conquista segunda colocação em competição nacional
setembro 22, 2021
TOP 4 NACIONAL
Cercado de expectativa, Show Safra 2022 é lançado em Lucas do Rio Verde
setembro 22, 2021
PROCURA-SE
Adolescente residente em Lucas do Rio Verde segue desaparecida: menor que ‘foi localizada’ também havia saído de casa
setembro 22, 2021