23.9 C
Lucas do Rio Verde
domingo, 16 janeiro, 2022
Publicidade
InícioESPORTESBrasil chega a 100 medalhas em Cali com vitória de Igor Queiroz,...

Brasil chega a 100 medalhas em Cali com vitória de Igor Queiroz, no último segundo, na luta greco-romana

Por Redação com Inf. COB

Quis o destino que a vitória mais emocionante do Brasil nos Jogos Pan-americanos Júnior até o momento fosse justamente a que deu a centésima medalha ao país em Cali. Com um golpe aplicado no último segundo, após distração do adversário, Igor Queiroz derrotou o cubano Liober Hechevarría por 3 a 1 e conquistou o ouro na luta greco-romana (97kg). 

“Um lutador nunca pode desistir, tem que lutar até o último milésimo de segundo. Ele achou que a luta já tivesse acabado, mas fui lá e reverti”, conta o atleta de 20 anos, que foi sparring de Eduard Soghomonyan nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020.

“É muito difícil descrever o que estou sentindo, mas a minha professora disse que estou fazendo história três vezes: disputar o primeiro Pan Júnior da história, conquistar o primeiro ouro da modalidade e também a medalha de número 100. Estou muito realizado e que venha muito mais por aí: 150, 200 medalhas para o Brasil”.


--Continua depois da publicidade--

De quebra, Igor Queiroz ainda garantiu uma vaga para o wrestling brasileiro nos Jogos Pan-americanos Santiago 2023. Diferentemente de outras modalidades, a luta olímpica não distribui vagas aos atletas campeões, e sim aos países, que definem seus classificados posteriormente. Para Igor, a vitória em Cali será um passo importante para atingir o principal objetivo: os Jogos Olímpicos.

“Foi uma competição muito emocionante. Fiz três lutas duríssimas e na final reencontrei o cubano que já havia vencido no último pan-americano. Sabia que seria difícil, porque é um país com tradição no esporte. Mas tenho me dedicado muito para ter resultados como esse. Meu foco é Paris 2024 e sei que essa competição é só uma etapa para que eu chegue até lá.”

Outros destaques do dia

Além da medalha de Igor Queiroz no wrestling, o Time Brasil subiu ao pódio outras dez vezes. No atletismo, Erik Felipe venceu os 100m rasos com o tempo de 10s33 e José Ferreira Santana, o Balotelli, somou 7.360 pontos para vencer o decatlo. A outra medalha do dia veio com Matheus Corrêa, vice-campeão na marcha atlética (20km). Três medalhas de prata saíram também no boxe masculino, com Pablo Capistrano (57kg), Hebert Soares (63kg) e Ricardo Cândido (81kg).

Na patinação velocidade, segunda vitória e segunda vaga em Santiago 2023 para Guilherme Abel Rocha, dessa vez nos 500m. E, no tênis de mesa, a dupla mista formada por Giulia Takahashi e Rafael Turrini fez 3 a 2, de virada, para cima dos mexicanos Clio Barcenas e Dario Arce: 6/11, 10/12, 11/5, 11/8 e 11/7. Para encerrar, João Pedro Rossi ficou com o bronze no ciclismo estrada.


--Continua depois da publicidade--

Declarações dos atletas campeões:

ERIK FELIPE (ouro nos 100m rasos)
“Foi uma prova muito difícil, cheia de emoções. Quando saí do bloco, fazendo a transição, senti que estava muito atrás, mas procurei me manter tranquilo e consegui o título. É uma honra muito grande poder estar aqui, depois de tudo o que aconteceu este mês com a minha mão, a cirurgia na mão esquerda. O tempo pode nem ser aquela coisa, mas gostei da prova, mesmo sabendo que tenho muito a melhorar”

GIULIA TAKAHASHI (ouro nas duplas mistas com Rafael Turrini)
“Foram jogos difíceis até a final e, na decisão, estávamos perdendo por 2 a 0, fomos buscar o 2 a 2 e conseguimos ganhar. Fizemos bons jogos, sempre com a cabeça levantada e o nosso treinador Hideo (Yamamoto) sempre nos apoiando. É uma medalha muito importante e um sentimento que não consigo nem explicar.”

Gustavo Praiadohttps://www.cenariomt.com.br
Atualmente, trabalha na equipe do portal CenárioMT, produzindo conteúdo sobre economia, esportes e direitos da população brasileira, gosta de assistir séries, filmes de ação e de videogames. Editor também em conteúdos regionais, sempre atento as tendências que o internauta procura para ficar bem informado.

Publicidade

Redes sociais

107,352FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,120SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

ATUALIZAÇÃO
Covid-19: Saúde de Lucas do Rio Verde confirma 35 novas notificações e número de casos ativos chega a 285
janeiro 16, 2022
LEI MARIA DA PENHA
Homem é preso em flagrante pela Polícia Civil após agredir companheira com pedaço de madeira em Lucas do Rio Verde
janeiro 16, 2022
Covid em crianças
Profissionais da Saúde de Lucas do Rio Verde participam de reunião para tratar da vacinação contra a Covid em crianças
janeiro 16, 2022
Lucas do Rio Verde
Equipe de Esporte e Lazer visita local onde será construído o Complexo Esportivo de Lucas do Rio Verde
janeiro 16, 2022