33.1 C
Lucas do Rio Verde
sábado, 25 junho, 2022
Publicidade
InícioECONOMIAVendas no varejo apresentam crescimento de 8% no mês de junho

Vendas no varejo apresentam crescimento de 8% no mês de junho

Os dados do IBGE apontam que o comércio vem mostrando um impacto menor causados pela pandemia
CenarioMT

Em junho, as vendas no comércio varejista cresceram 8% em relação a maio. É o que indica a Pesquisa Mensal do Comércio, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada nesta quarta -feira (12). O comércio varejista está relacionado à venda de produtos ou a comercialização de serviços em pequenas quantidades, ao contrário do que acontece na venda por atacado.

É o segundo mês seguido de crescimento no comércio varejista. Em maio, o aumento, em relação a abril, foi de 14,4%. Houve um crescimento de 0,9% no trimestre encerrado em junho . Já o acumulado nos últimos 12 meses foi 0,1%.


--Continua depois da publicidade--

Os resultados mostram, segundo o IBGE, que o impacto com a pandemia do coronavírus vem sendo menor. “Pelo segundo mês consecutivo, os resultados mostraram um menor impacto no comércio do quadro de isolamento social devido à atual pandemia de Covid-19”, disse o gerente da pesquisa, Cristiano Santos.

No comércio varejista ampliado , que inclui veículos, motos, partes e peças e de Material de construção, o volume de vendas cresceu 12,6% em relação a maio, enquanto a média móvel do trimestre foi 3,9%.

Do total de empresas que participaram da pesquisa, 12,9% relataram impacto em suas receitas em junho por conta das medidas de isolamento social. O número, no entanto, é 5,2 pontos percentuais abaixo do registrado em maio, e 15,2 pontos percentuais em relação a abril.

“É bom lembrar que o mês de abril foi o mês de maior queda com recordes históricos na maioria dos setores, todos no campo negativo”, acrescentou Cristiano Santos.


--Continua depois da publicidade--

As vendas cresceram em 24 das 27 Unidades da Federação, com destaque para: Pará (39,1%), Amazonas (35,5%) e Ceará (29,3%). Pressionando negativamente, estão Rio Grande do Sul (-9,0%), Paraíba (-2,4%) e Mato Grosso (-2%).

 

Atividades que apresentaram altas em junho

Na série com ajuste sazonal, na passagem de maio para junho, no comércio varejista, houve alta em sete das oito atividades pesquisadas. São elas: livros, jornais, revistas e papelaria (69,1%); tecidos, vestuário e calçados (53,2%); móveis e eletrodomésticos (31,0%); outros artigos de uso pessoal e dom éstico (26,1%); equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (22,7%); combustíveis e lubrificantes (5,6%); e hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (0,7%). O setor de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos apresentou recuo nas vendas frente a maio (-2,7%).

Comparação com junho de 2019

Considerando a análise dos setores do varejo e varejo ampliado, é possível perceber que a área de h ipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo teve a maior contribuição da taxa global de varejo com alta de 6,4% em relação a junho de 2019.

Já o setor de móveis e eletrodomésticos apresentou crescimento de 25,6% no volume de vendas em relação a junho de 2019, interrompendo três meses consecutivos de queda. O setor de material de construção também apresentou taxa positiva no período (22,8%) após quatro meses seguidos com índices negativos.

Apresentaram taxa negativa em relação a junho do passado, setores como “Combustíveis e lubrificantes” (-16.3%), “Tecidos, Vestuários e Calçados” (-44,5%) e “Veículos, motos, partes e peças” (-13,7% ).

© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal!

Publicidade


Publicidade

Lucas do Rio Verde

A PARTIR DE 18 HORAS
Tradicional Festa Junina da APAE de Lucas do Rio Verde é neste sábado (25)
junho 25, 2022
TRÂNSITO
Motorista perde controle em rotatória em Lucas do Rio Verde; Fotos
junho 25, 2022
DIA DE DECISÃO
Luverdense vai a Nova Mutum em busca de vaga no hexagonal do Estadual Sub 20
junho 25, 2022
Mundo Animal
Cadela encontrada em container de lixo reage bem ao tratamento; VÍDEO
junho 24, 2022