26.8 C
Lucas do Rio Verde
sábado, 05 dezembro, 2020
Início ECONOMIA Produção industrial cresceu 8% de junho para julho, diz IBGE

Produção industrial cresceu 8% de junho para julho, diz IBGE

A principal alta ocorreu no setor de veículos automotores, reboques e carrocerias (43,9%). Terceira alta consecutiva ainda eliminou a perda de 27% registrada no segundo bimestre.
Por Vitor Abdala - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro Atualizado em 03/09/2020 - 11:02

A produção industrial brasileira cresceu 8% na passagem de junho para julho deste ano, informou hoje (3) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Essa é a terceira alta consecutiva do indicador, que ainda não conseguiu eliminar a perda de 27% registrada no segundo bimestre do ano (março e abril) devido à pandemia de covid-19.

A produção também registrou alta (8,8%) na média móvel trimestral. Nos demais tipos de comparação, no entanto, houve quedas: na comparação com julho de 2019 (-3%), no acumulado do ano (-9,6%) e no acumulado em 12 meses (-5,7%).

O avanço de 8% na passagem de junho para julho foi resultado de altas nas quatro grandes categorias econômicas da indústria, com destaque para os bens de consumo duráveis (42%). Os bens de capital, isto é, as máquinas e equipamentos usados no setor produtivo, cresceram 15%.

No caso dos bens intermediários, isto é, os insumos industrializados usados no setor produtivo, houve alta de 8,4%. Já os bens de consumo semi e não duráveis cresceram 4,7%.

Entre as atividades industriais, houve altas em 25 dos 26 ramos pesquisados. A principal alta ocorreu no setor de veículos automotores, reboques e carrocerias (43,9%). “A indústria automotiva puxa diversos setores em conjunto, sendo o ponto principal de outras cadeias produtivas”, afirma o pesquisador do IBGE André Macedo.

Também houve altas importantes na metalurgia (18,7%), indústrias extrativas (6,7%), máquinas e equipamentos (14,2%), coque e produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (3,8%).

Por outro lado, o ramo de impressão e reprodução de gravações foi o único setor em queda (-40,6%).

Matéria atualizada às 11h02

Edição: Valéria Aguiar



© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal!
- Publicidade -

Últimas

Luverdense recebe Cuiabá neste domingo (06) pelas quartas de final do Mato-grossense

Luverdense e Cuiabá fecham os confrontos de quartas de finais do Campeonato Mato-grossense Edição 2020. As equipes iniciam o duelo pela última vaga na...

Mulher é pega no momento que passava droga para comprador

Policiais militares do 1º BPM prenderam nesta quinta-feira (03.12), um homem e uma mulher por tráfico de droga, no bairro Porto, na capital. A equipe...

Drogas são tiradas de circulação em Sinop e Sorriso; quatro são encaminhados à delegacia

Policiais militares do 11º BPM de Sinop e 12º BPM de Sorriso prenderam nesta quinta-feira (03.12) dois homens e uma mulher e apreenderam um...