35.6 C
Lucas do Rio Verde
quarta-feira, 17 agosto, 2022
Publicidade
InícioECONOMIAProdução industrial cai 2,4% em março

Produção industrial cai 2,4% em março

Em 12 meses, a indústria tem perda de 3,1%. Na comparação com março de 2020, início das ações contra a covid-19, houve alta de 10,5%. No acumulado do ano, indústria cresceu 4,4%.
Texto por Vitor Abdala - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

A produção industrial brasileira recuou 2,4% na passagem de fevereiro para março deste ano, segundo dados divulgados hoje (5), no Rio de Janeiro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em sua Pesquisa Industrial Mensal (PIM). Essa é a segunda queda consecutiva, já que, de janeiro para fevereiro, houve uma retração de 1%.

Em 12 meses, a indústria acumula perda de 3,1%. Na comparação com março do ano passado, início das medidas restritivas para combater a pandemia da covid-19, houve alta de 10,5%. No acumulado do ano, a indústria cresceu 4,4%.


--Continua depois da publicidade--

Na comparação de março com fevereiro deste ano, o maior recuo foi observado nos bens de consumo semi e não duráveis (-10,2%). Também caíram os bens de consumo duráveis (-7,8%) e os bens de capital, isto é, as máquinas e equipamentos usados no setor produtivo (-6,9%).

Os bens intermediários, os chamados insumos industrializados usados no setor produtivo, tiveram alta de 0,2% no período.

Veículos automotores

Quinze das 26 atividades industriais pesquisadas tiveram queda na produção de fevereiro para março. O principal responsável por esse comportamento da indústria foi o setor de veículos automotores, reboques e carrocerias (-8,4%).

Outras quedas importantes foram registradas na confecção de artigos do vestuário e acessórios (-14,1%), outros produtos químicos (-4,3%), produtos farmoquímicos e farmacêuticos (-9,4%) e couro, artigos para viagem e calçados (-11,2%).


--Continua depois da publicidade--

Entre os 11 setores com crescimento, os principais destaques foram indústrias extrativas (5,5%), outros equipamentos de transporte (35%) e coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (1,7%).

Gustavo Praiado
Gustavo Praiadohttps://www.cenariomt.com.br
Atualmente, trabalha na equipe do portal CenárioMT, produzindo conteúdo sobre economia, esportes e direitos da população brasileira, gosta de assistir séries, filmes de ação e de videogames. Editor também em conteúdos regionais, sempre atento as tendências que o internauta procura para ficar bem informado.

Publicidade


Publicidade

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde
Lucas do Rio Verde: Assistência Social reúne empresas para alinhar detalhes da campanha Sinal Vermelho
agosto 17, 2022
Lucas do Rio Verde
Lucas do Rio Verde: Ação realiza corte de cabelo dos pacientes em atendimento domiciliar
agosto 17, 2022
Lucas do Rio Verde
Saae realiza fiscalização para identificar irregularidades na ativação da rede de esgoto
agosto 17, 2022
EM LUCAS DO RIO VERDE
Câmara aprova índice suplementar da RGA que deve ser aplicado já na folha de agosto
agosto 17, 2022