31.6 C
Lucas do Rio Verde
quarta-feira, 16 junho, 2021
InícioECONOMIAOCDE reduz projeção de crescimento da economia brasileira em 2019

OCDE reduz projeção de crescimento da economia brasileira em 2019

Por Kelly Oliveira – Repórter da Agência Brasil

A economia brasileira deve crescer 2,1% no próximo ano. Essa é a previsão para o Produto Interno Bruto (PIB), soma de todos os bens e serviços produzidos pelo país, divulgada hoje (21) pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE). A estimativa é menor que a divulgada pela organização em setembro: 2,5%.

Para este ano, o OCDE manteve a estimativa de 1,2%. Em 2020, a organização prevê crescimento de 2,4%.


--Continua depois da publicidade--

Segundo relatório da OCDE, o crescimento econômico do Brasil ganhará impulso em 2019 e 2020, à medida que o consumo privado, apoiado por melhorias no mercado de trabalho, aumentar. A organização também espera por recuperação do crédito e maior segurança política com a posse do novo governo. Entretanto, a OCDE diz que a incerteza política em torno da implementação das reformas permanece significativa e pode atrapalhar a recuperação, mas, ressalta, que se a incerteza desaparecer e as reformas avançarem, como se supõe, o investimento se tornará mais forte.

PIB mundial

A previsão para o crescimento da economia brasileira ficará abaixo da média mundial. A estimativa da OCDE para o crescimento da economia mundial é 3,7%, em 2018, 3,5%, no próximo ano e em 2020. Em setembro, a organização previa expansão de 3,7% tanto neste ano quanto em 2019.

Para a OCDE, o crescimento das tensões comerciais é um risco para os investimentos, empregos e padrão de vida. Outro risco que pode reduzir o crescimento mundial, citado no relatório, é a alta dos preços do petróleo.

O relatório indica que, apesar do crescimento da produção nos Estados Unidos e na Rússia, os preços têm subido desde o início do ano impulsionado pelo crescimento contínuo da demanda, crise na Venezuela e incertezas sobre o impacto das sanções sobre a produção no Irã. O relatório cita ainda o risco de desaceleração do crescimento da China e aumento mais intenso da taxa de juros dos Estados Unidos, com impactos sobre economias emergentes.
Edição: Fábio Massalli


--Continua depois da publicidade--

Rebeca Moraeshttps://www.cenariomt.com.br
Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso.
- Publicidade -

Últimas no CenárioMT

Lucas do Rio Verde

POLÍCIA
Polícia Civil alerta para novo golpe do WatsApp em Lucas do Rio Verde
junho 16, 2021
INVESTIGAÇÃO
Jovem pode ter sido executado por facção criminosa em Lucas do Rio Verde
junho 16, 2021