21.9 C
Lucas do Rio Verde
segunda-feira, 02 agosto, 2021
InícioECONOMIANova Mutum: retomada econômica continua


Nova Mutum: retomada econômica continua


Relatório mensal da Acenm/CDL aponta índices positivos no mês de maio, com queda da inadimplência, alta nas vendas do comércio/serviços e na geração de empregos
Por Tiago Franz | Jornalista 3621SC | Ascom - Acenm/CDL

Nova Mutum fechou o mês de maio de 2021 com mais 218 novos postos de trabalho ocupados. De janeiro a maio já são 1,3 mil postos de trabalho criados no município, o que representa um crescimento de 232,4% em comparação com o mesmo período de 2020. O saldo de maio foi fortemente alavancado pela atividade da indústria (86 novos postos), serviços (81) e comércio (37), conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

“O que chama a atenção no relatório de maio para Nova Mutum é que em todas as atividades o saldo foi positivo. Isso é raro de acontecer. Geralmente verificamos ao menos uma atividade, por conta da sazonalidade, que demite mais do que contrata”, aponta o gerente administrativo da Acenm/CDL, Rodrigo Rigoni.

O estado do Mato Grosso também apresentou saldo positivo na criação de postos de trabalho, fechando maio com 7.208 novos postos criados. Destaque para as atividades de serviços e comércio, com saldo de 2.373 e 2.157, respectivamente.

VENDAS

Segundo dados do SPC Brasil, Nova Mutum apresentou em maio de 2021, comparado a maio de 2020, um crescimento de 11,83% nas vendas das atividades de comércio varejista e prestação de serviços. Já na comparação com o mês anterior de 2021, o crescimento foi ainda mais acentuado, chegando a 19,95%.

“Isso reflete a retomada econômica. Vale destacar que abril de 2020 e de 2021 foram meses de queda acentuada nas vendas por conta da primeira e segunda ondas da pandemia da Covid-19”, contextualiza o presidente da Acenm, Lirio Vitalli.

INADIMPLÊNCIA

Ainda conforme o SPC Brasil, Nova Mutum apresentou, em maio de 2021, queda de 0,8% no número de inadimplentes em comparação com maio de 2020. Já na comparação mensal, com abril de 2021, a queda foi de -1,93%.

“Sem dúvida nenhuma a queda na taxa de inadimplência que estamos verificando nos últimos meses é reflexo do auxílio emergencial. Destacamos mais uma vez que o empresário está mais cuidadoso e vem gerindo sua carteira de crédito com mais cautela”, analisa o presidente da CDL Nova Mutum, Ronnie Sfredo.

© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal!
- Publicidade -

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde
Lucas do Rio Verde adere campanha “Agosto Dourado” em incentivo ao aleitamento materno
agosto 01, 2021
33 anos
Prefeitura anuncia ações voltadas para o aniversário de Lucas do Rio Verde
agosto 01, 2021