26.9 C
Lucas do Rio Verde
sexta-feira, 07 maio, 2021
InícioECONOMIANova lei de trânsito permite motorista "furar" o sinal vermelho (e sem...

Nova lei de trânsito permite motorista “furar” o sinal vermelho (e sem cometer infração)

Por AUTO ESPORTE

O motorista poderá “ignorar” o semáforo fechado se for virar à direita em alguns cruzamentos. Essa medida já é comum em outros países, como Canadá e alguns estados dos Estados Unidos, e tem como objetivo desafogar o trânsito. Entretanto, ainda há alguns problemas.

A conversão livre à direita pode ser feita em todos os cruzamentos?

Não, a norma só é válida em cruzamentos que tiverem uma placa com a indicação da manobra. Porém, essa sinalização ainda não existe oficialmente por aqui. “É possível que o órgão de trânsito instale placas de indicação do tipo educativas, com a informação ‘conversão à direita liberada no semáforo vermelho’ “, de acordo com o Detran-SP.


--Continua depois da publicidade--

Então, não são todas as vias que permitem tal conversão livre. Por isso, é muito importante o motorista checar a sinalização sempre que for fazer o movimento.

Se houver pedestres para atravessar a via, posso fazer a conversão ?

Não, a preferência máxima do pedestre ao cruzar a rua continua, por isso, a ação pode ser perigosa em vias muito movimentadas. “Muitas vezes as faixas de pedestres estão localizadas antes das interseções. Será que as pessoas serão vistas a tempo pelo motorista que deseja realizar a conversão? Pontos como esses precisam ser levados em consideração ao escolher qual cruzamento terá a indicação”, explica Giovana Claude, Mestre em Transportes pela Universidade de Brasília.

Ou seja, na hora de fazer a conversão, além de conferir a sinalização, o motorista também deve prestar bastante atenção aos eventuais pedestres atravessando a pista adjacente.

Em Nova York, uma das cidades mais movimentada dos Estados Unidos, a conversão à direita no sinal vermelho é proibida. É válida restritamente em alguns cruzamentos que possuem sinalização com tal indicação.


--Continua depois da publicidade--

Claude concorda que, se for devidamente respeitada, a nova medida ajudará o trânsito a fluir melhor nos lugares em que essa contenção era desnecessária. Mas, segundo o Detran-SP, pode levar um tempo para que as pessoas se acostumem com a nova legislação, e que consequentemente, o risco de atropelamentos diminua.

Vale lembrar, que se o motorista fizer a conversão no sinal vermelho sem que tenha a sinalização, além de arriscar colidir o carro ou atropelar alguém, estará cometendo uma infração gravíssima, passível de multa de R$ 293,47.


Dayelle Ribeirohttps://www.cenariomt.com.br
Redatora do portal CenárioMT
- Publicidade -

Últimas no CenárioMT

Lucas do Rio Verde

EVITAR AGLOMERAÇÃO
Acilve pede ampliação de horário de funcionamento do comércio na véspera do dia das Mães
maio 07, 2021
SAÚDE
36 casos de dengue foram confirmados em Lucas do Rio Verde desde o início do ano
maio 07, 2021