20.1 C
Lucas do Rio Verde
quarta-feira, 23 junho, 2021
InícioECONOMIAMato Grosso se aproxima de 200 mil microempreendedores individuais

Mato Grosso se aproxima de 200 mil microempreendedores individuais

Atividades econômicas com maior número de inscritos no Estado são varejo de roupas e acessórios e cabeleireiros, manicure e pedicure
Por CenárioMT

Existem no Brasil 11,3 milhões de microempreendedores individuais (MEI) em atividade e o setor responde por 56,7% dos negócios em funcionamento no país. Em 2020, foram criados mais 2,6 milhões de novos microempreendedores individuais – maior número desde 2009, quando entrou em vigor lei regularizando a categoria – um crescimento de 8,4% em relação a 2019. Em Mato Grosso, são 196,652 mil, segundo dados da Receita Federal de 2021.

A atividade econômica (CNAE) com maior número de MEIs no Estado é a de comércio varejista de artigo do vestuário e acessórios com 17.361 empreendedores atuando. É o caso de Sílvia Paula Diman Hirata, 44, de Rondonópolis (a 217 km ao sul de Cuiabá). Ela se formalizou como MEI em dezembro de 2016 para regularizar uma atividade que começou meio de “brincadeira”, como diz. Abriu uma loja que funciona meio período onde trabalha sozinha. Segundo ela, a opção por ser MEI foi boa, eficiente e simples. “Recebo muito apoio do Sebrae, especialmente nas partes financeira e de gestão. Fiz o Prospera MEI e a consultoria #VamosJuntos, no início da pandemia de covid-19. Aprender sobre precificação me abriu os olhos. O consultor me disse que eu estava ‘pagando’ para trabalhar”, diz de forma divertida e já na expectativa de participar da Semana do MEI desse ano.


--Continua depois da publicidade--

A cabeleireira Helen Sílvia Soares, 30, se cadastrou como MEI em 2017, quando ainda prestava serviço em um salão de luxo da Capital. Depois abriu seu próprio salão num quartinho em sua casa, construído pelo pai. Desde então, o salão Crisálida, que atende exclusivamente clientes com cabelos ondulados, encaracolados, cacheados e crespos, só cresceu e prosperou. Hoje, funciona num ponto comercial que está sendo ampliado para atender a demanda que aumentou bastante durante a pandemia, graças a uma tendência crescente de mulheres que resolveu assumir seus cabelos naturais. O irmão Rogério Carolino Soares, após ser demitido, investiu o dinheiro da indenização para se tornar sócio dela. Agora estão no processo para migrar de MEI para micro empresa (ME).

Helen elenca pontos positivos de ter começado como MEI, entre eles os custos mais baixos para abrir a empresa, imposto único e ausência de burocracia, sem falar que tem muita ajuda disponível na internet, através de aplicativos, canal no YouTube onde tira todas as dúvidas. “Ajuda muito”, garante.

Ela integra o segundo CNAE com mais MEIs em Mato Grosso, o de cabelereiro, manicure e pedicure, com 14.146 pessoas inscritas. Na sequência vem o setor de obras de alvenaria (12.187) e promoção de vendas (7.903).

Semana do MEI


--Continua depois da publicidade--

O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) promove de 10 a 14 de maio, a Semana do MEI 2021, reunindo um grande leque de atividades online e 100% gratuitas, entre elas cursos, oficinas, palestras e muito mais, abordando diversos temas que envolvem o mundo dos negócios, incluindo orientações e dicas práticas para sair do sufoco nesse momento difícil. Para participar, basta se inscrever no link: http://www.sebrae.com.br/semanadomei

Criada há pouco mais de 10 anos, a figura jurídica Microempreendedor Individual (MEI) tem se revelado como a alternativa mais rápida e prática para o trabalhador não sair do mercado. Mais que isso, a formalização de homens e mulheres nessa categoria vem garantindo o sustento de muitas famílias e girando a economia brasileira nesse momento de crise.


© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal!
- Publicidade -

Últimas no CenárioMT

Lucas do Rio Verde

Mato Grosso
Lucas do Rio Verde e outros 27 municípios estão com risco muito alto de contaminação pela Covid-19
junho 22, 2021
SOB INVESTIGAÇÃO
Mais de 80 doses de vacina AstraZeneca desaparecem de PSF em Lucas do Rio Verde
junho 22, 2021