IRPF 2024 foi marcado pela celeridade no atendimento à população gaúcha

Receita Federal e Serpro atualizaram rapidamente os sistemas para ampliar o prazo de entrega e antecipar a restituição dos contribuintes do Rio Grande do Sul

Fonte: AgênciaGov

IRPF 2024 foi marcado pela celeridade no atendimento à população gaúcha - Foto: Divulgação/Serpro
IRPF 2024 foi marcado pela celeridade no atendimento à população gaúcha - Foto: Divulgação/Serpro

“O principal destaque imposto de renda desse ano foi a tranquilidade com que o processo ocorreu. Mesmo com a questão da calamidade no sul do País, que exigiu que a gente tivesse que modificar os sistemas, incluir os gaúchos no primeiro lote de restituição, o processo acabou andando de uma forma muito estabilizada”, declarou o supervisor nacional do programa do IRPF da Receita Federal do Brasil (RFB), José Carlos Fonseca, em visita ao centro de dados do Serpro, na sexta-feira (31/5), último dia do prazo legal para entrega das declarações do IR para quase todo o País.

A comitiva da Receita Federal, liderada pelo secretário especial Robinson Barreirinhas, esteve nas instalações da empresa para acompanhar algumas das horas finais do IRPF 2024, conhecendo mais da infraestrutura, as equipes envolvidas e os números do monitoramento e recepção das declarações.

“Eu fiz questão de vir aqui trazer os parabéns, não só da Receita Federal, mas do próprio Ministério da Fazenda e do ministro Fernando Haddad, pelo trabalho de excelência que é feito pelo Serpro. A empresa pode se orgulhar e a Receita e o Brasil se orgulham do trabalho que é feito, especialmente para a declaração do IRPF. Eu desconheço outro lugar do mundo que tem um sistema tão eficiente, tão seguro, que mostra a competência e tudo que o Serpro representa no nosso país”, enalteceu o secretário Barreirinhas.

O presidente Alexandre Amorim celebrou a atuação conjunta entre a estatal de Ti e a RFB. “O Serpro se prepara todos os anos de forma muito cuidadosa, com uma equipe dedicada, para o melhor atendimento à Receita Federal, buscando sempre garantir que todo o período do IRPF ocorra sem contratempos, assegurando a disponibilidade e resiliência dos serviços críticos para milhões de contribuintes brasileiros”, declarou Amorim.

A diretora de Desenvolvimento do Serpro, Ariadne Fonseca, também ressaltou a agilidade da empresa na adequação tecnológica às necessidades das pessoas impactadas pela tragédia no Rio Grande do Sul. “Destaque aos implementadores, às equipes técnicas que, em tempo recorde, fizeram as adaptações necessárias para que a população gaúcha pudesse ter o seu prazo de entrega de declaração prorrogado, assim como a antecipação da restituição do imposto de renda”, afirmou. A Receita adiou o prazo dos contribuintes do estado atingido pela tragédia para 31 de agosto.

Pré-preenchida

O período foi marcado por mais um recorde de recebimento de declarações. Até as 21h30, o número já estava em mais de 42 milhões, contra 41,2 milhões de 2023. Apenas neste último dia, foram mais de 3,2 milhões de documentos enviados à Receita.

A utilização da pré-preenchida saltou de 7% para 25% de 2022 para 2023 e, em 2024, atingiu mais de 40% das declarações entregues. Neste ano, ao menos 17,1 milhões deste conjunto de informações previamente consolidadas pela Receita foi fornecido aos contribuintes, o que envolve dados de 51 milhões de pessoas, ao se incluir os dependentes. São mais de 400 GB de declarações.

“É um número que, provavelmente, vai aumentar ainda mais ano que vem por ser uma solução muito prática, muito fácil. Fazer declaração não é uma tarefa tão elementar, mas a pré-preenchida facilita em muito o preenchimento. As informações já vão para os campos corretos e a pessoa não tem que ficar digitando”, enalteceu o supervisor nacional do IRPF, José Carlos Fonseca. “A única exigência é que a pessoa possua uma conta GOV.BR de nível ouro ou prata. A inovação tem caído no gosto da população, que acaba tendo essa facilidade maior e evita os erros que o preenchimento manual poderia trazer”, complementou.

Visita ao Serpro

A comitiva da Receita Federal, além do secretário especial e do supervisor nacional do IRPF, contou também com o subsecretário de Gestão Corporativa, Juliano Neves, com o coordenador-geral de Tecnologia e Segurança da Informação, Felipe Moraes, e outras autoridades. O grupo pode conhecer presencial e virtualmente uma parte da equipe da estatal federal de TI com atuação direta no Imposto de Renda.

Uma das ações mais tradicionais do Serpro para o IR é a estratégia de monitoramento por meio das Salas de Acompanhamento. Uma prática consolidada e bem-sucedida para garantir a disponibilidade e a performance ideal das plataformas envolvidas.

A Sala de Acompanhamento IRPF, que em 2024 reuniu cerca de 220 profissionais, representa o ponto vital de um ano de trabalho de diversos times e especializações, o que inclui otimizações e também ajustes preventivos de infraestrutura. Isso permite o acompanhamento de indicadores e métricas, por meio dos painéis, tornando-se mais um ganho de qualidade e segurança para o serviço.

Quem perdeu o prazo

Os contribuintes que não enviaram a declaração a tempo devem realizar o acerto com a Receita o quanto antes. Existe uma multa de 1% sobre o imposto devido pelo atraso da entrega, com valor mínimo de R$ 165,74, ou 20% do imposto devido, prevalecendo o maior valor. Não perca mais tempo, acesse o site da RFB e envie a sua declaração.

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