Arteris renova concessão da BR-101 entre RJ e ES com investimento de 10 bilhões

A Arteris venceu leilão para administrar a BR-101 entre Rio de Janeiro e Espírito Santo por 22 anos, com plano de modernização e expansão do trecho.

Fonte: CenárioMT

Arteris renova concessão da BR-101 entre RJ e ES com investimento de 10 bilhões
Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

Em leilão realizado nesta terça-feira (11) na Bolsa de Valores de São Paulo (B3), a Arteris garantiu a concessão da Autopista Fluminense, que abrange o trecho da BR-101 entre Niterói (RJ) e Mimoso do Sul (ES), com investimento previsto de R$ 10,1 bilhões ao longo de 22 anos. A empresa já gerencia o trecho desde 2008.

O corredor de 322,1 quilômetros passa por 13 municípios fluminenses e conecta polos industriais e portuários como Açu e Macaé, além de facilitar o acesso à Região dos Lagos, importante destino turístico.

[Continua depois da Publicidade]

A Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) destacou que se trata de um corredor essencial para transporte, turismo e cargas, e que a concessão reforça a segurança regulatória e incentiva investimentos privados no setor rodoviário.

O novo contrato inclui duplicações de 49,5 km, 5,6 km de variantes, 52,5 km de faixas adicionais e 81,6 km de multivias, além de obras como 14 km de vias marginais, 12 pontes e viadutos, reforço ou reforma de 39 estruturas e alargamento de seis trechos críticos.

[Continua depois da Publicidade]

O projeto prevê ainda 21 passarelas, demolição de cinco estruturas antigas, seis retornos, uma rotatória alongada e 16 novos acessos. Para transporte coletivo e ciclismo, estão planejados 40 pontos de ônibus e 59,2 km de ciclofaixas.

Segundo o diretor-geral da ANTT, Guilherme Theo Sampaio, o modelo adotado foi o terceiro processo competitivo simplificado do país, alinhado às recomendações do Tribunal de Contas da União (TCU).

Renovação de outorga

O leilão marcou a primeira concorrência ampla no modelo de renovação de outorga. Testes anteriores foram realizados na BR-101 entre Espírito Santo e Bahia e na BR-163/MS, de Guaíra (PR) a Sonora (MT).

A agência reguladora autorizou em agosto a alienação da Concessionária Autopista Fluminensa S.A., pertencente ao grupo Arteris, atendendo ao Acórdão 2.318/2024 do TCU, que busca melhorar a competição e reduzir conflitos de interesse.

A ANTT afirmou que a remodelagem permitirá novos investidores, retomada de obras e melhorias na infraestrutura. Com o leilão da Autopista Fluminense, a agência completa 9 leilões em 2025, com previsão de 10 ao final do ano, totalizando R$ 127 bilhões em investimentos e mais de 1,1 milhão de empregos.

Em dezembro, será realizada nova concessão da Arteris na Rodovia Fernão Dias, ligando São Paulo a Minas Gerais, com expectativa de ampla concorrência.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.