23.5 C
Lucas do Rio Verde
terça-feira, 20 outubro, 2020
Início ECONOMIA Alunos da Região Norte do Estado recebem certificados de qualificação profissional

Alunos da Região Norte do Estado recebem certificados de qualificação profissional

Em Sinop 36 alunos se formaram em técnicos de Administração e Enfermagem. Em Apiacás, 26 se formaram em técnico de Enfermagem
Por CenárioMT

Pelo menos 62 novos profissionais da região norte do estado receberam os certificados de qualificação profissional dos cursos de técnico em Administração e de Enfermagem ofertados pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) e realizados pelas Escolas Técnicas Estaduais (ETE’s) de Sinop e Alta Floresta.

O secretário da Seciteci, Nilton Borgato, reforça o compromisso de garantir a capacitação profissional de acordo com as necessidades de cada região.

“Sabemos que cada região tem uma demanda reprimida de profissionais e atuamos para ofertar cursos voltados à realidade local, no intuito de fomentar o desenvolvimento regional e garantir a qualidade de vida destes novos profissionais”, ressaltou o gestor.

A aluna Rosangela Petin que aos 48 anos se formou em técnica de Enfermagem, conta que concluir o curso foi a realização de um sonho. “Não só pra mim que recomecei os estudos aos 44 anos, mas para todos que se formam comigo é uma verdadeira realização, uma conquista para nós e para a sociedade que ganhou profissionais qualificados para o mercado”, disse.

Ela e outros 25 alunos fizeram o curso no município de Apiacás (localizada a 963 km de Cuiabá), sob a coordenação da ETE de Alta Floresta (distante a 800 km de Cuiabá).

“A parceria entre o Estado e os municípios é de fundamental importância para o desenvolvimento regional, tanto que agora com estes novos profissionais toda a nossa região será beneficiada com pessoas qualificadas para atender na área da saúde, que era uma demanda reprimida”, disse o prefeito de Apiacás, Adalto Zago.

Segundo o diretor da ETE de Alta Floresta, Lauriano Antônio Barella, o mercado demonstra boa aceitação para os profissionais formados pela Seciteci.“Temos diversos casos de sucesso, empresas e entidades nos procuram para contratar os nossos formandos, inclusive nesta turma todos estão devidamente inseridos no mercado”, falou.

A realização e sensação de vitória definiram os outros 36 alunos formandos em técnicos de Administração (14) e Enfermagem (22) na ETE de Sinop (480 km de Cuiabá).

“É uma vitória para todos nós e neste momento a palavra que me define é gratidão, a toda a equipe que se empenhou para nos ensinar, a Seciteci pela oportunidade e a Deus por até aqui ter nos ajudado e dado forças”, disse o formando em técnico de Administração, Marcio Adriano Pereira, que já conquistou uma vaga de emprego.

O superintendente de Educação Profissional e Superior da Seciteci, Aryeh Hessel Craveiro, ressaltou a importância de parcerias para que estes cursos sejam ofertados.

“Estas entregas de certificados não é uma realização somente da Seciteci, ou dos alunos e familiares, mas também de cada município que nos auxilia e apoia estas iniciativas. Até porque toda a sociedade ganha, pois a qualificação profissional traz renda, desenvolvimento, emprego e melhores condições a todos”, disse.

A diretora da ETE de Sinop, Ivanir Latanzi, reforça que os cursos oferecidos pela Seciteci são de qualidade e por isso os novos profissionais estão preparados para o mercado de trabalho. “A maioria dos alunos já estão empregados ou aplicando seus conhecimentos em negócios próprios, sempre recebemos relatos de histórias de sucesso dos nossos egressos”, disse.



© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal!
- Publicidade -

Últimas

Desaparecimento de menino de 6 anos completa um ano em MT; polícia diz que caso é complexo

O desaparecimento do menino Samuel Victor da Silva Gomes Carvalho, de 6 anos, em Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá, completou um ano nesta terça-feira...

“Pandemia não acabou e fechamento de leitos de covid é decisão equivocada”, diz deputado

O deputado estadual e médico sanitarista Lúdio Cabral (PT) criticou a decisão do governo de Mato Grosso de fechar leitos de covid-19 no Hospital...

Idoso de 72 anos é preso após estuprar a sobrinha de 12 em Mato Grosso

Em uma ação rápida da Polícia Civil de Poxoréu (251 km ao sul de Cuiabá), um homem suspeito de estupro de vulnerável contra a...

Polícia Civil cumpre dois mandados de prisão contra traficante de drogas

Um homem com dois mandados de prisão em aberto foi preso por policiais da Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes (DRE), no final da...