Rogério Carvalho protesta contra devastação ambiental da Amazônia

0

Senador Rogério Carvalho (PT-SE) protestou nesta terça-feira (27), em Plenário, sobre a devastação ambiental da Amazônia. Ele classificou como agressão a um patrimônio inestimável do país. Para ele, compromete as futuras gerações de brasileiros e da humanidade. Segundo o parlamentar, a situação piorou depois do governo Bolsonaro.

Rogério Carvalho citou dados do Instituto Nacional de Pesquisas Especiais (Inpe), que apontam que no governo do Partido dos Trabalhadores (PT) se preservou mais o meio ambiente. Ele ressaltou que após a implantação da Política Nacional sobre Mudança do Clima, o Brasil reduziu as taxas anuais de desmatamento na Amazônia Legal em 76%, ficando em torno de 5,1 mil km². Já no governo Bolsonaro, segundo estimativas, o desmatamento na região amazônica pode subir para 25,6 mil km²/ano, um aumento de 268% em relação a 2017.

O senador destacou que a agenda “antiambiental” do presidente colocou em dúvida o aquecimento global. Rogério Carvalho afirmou que, mesmo antes de chegar ao poder, as declarações de Bolsonaro demostravam sua clara intenção de promover o retrocesso ambiental.

— Prometeu não dar mais um centímetro de terras para os índios e quilombolas e afirmou que a Amazônia tinha de ser explorada comercialmente, de forma eminentemente predatória, com auxílio dos Estados Unidos. Ele e seu chanceler pré-iluminista, seguindo o governo Trump, colocaram seguidamente em dúvida o aquecimento global, apesar das sólidas evidências científicas disponíveis, e ameaçaram até retirar o Brasil do Acordo de Paris — ressaltou.

Fonte: Agência Senado

Leia também: Previsões para o horóscopo do dia de hoje (06/08/2020)


Amazonia 03 de Junho