21.1 C
Lucas do Rio Verde
terça-feira, 25 janeiro, 2022
Publicidade
InícioColuna do Fabiano de AbreuQuem tem inteligência social não se envolve em disputas de egos

Quem tem inteligência social não se envolve em disputas de egos

Por Fabiano de Abreu

Recentemente publiquei um artigo científico chamado “Inteligencia social é a habilidade chave para uma vida saudável” porque percebo o quanto conviver em sociedade não é fácil.

A todo momento existem conflitos gerados por diferenças e dificuldades de relacionamento que, basicamente, são reforçados por disputas de egos. Porém, é possível desenvolver habilidades que melhoram esse cenário.


--Continua depois da publicidade--

O conceito de inteligência geral foi desenvolvido para definir habilidades gerais, relacionadas a áreas específicas do cérebro, que, ao serem desenvolvidas, são passíveis de aprimoração e de desenvolvimento de habilidades específicas.

Já a inteligência social, é vista como um aspecto evolucionário da espécie humana.

IFrameAQUELE QUE DESENOLVE A INTLIGENCIA SOCIAL É SE TORNA CAPAZ DE RESOLVER PROBLEMAS SE UTILIZANDO DE EXPERIÊNCIAS PASSADAS E ENCONTRANDO PADRÕES SIMILARES ENTRE ELAS.

Ele é capaz de identificar também o que é uma mera disputa de egos, e o que é realmente uma questão que merece ser combatida.


--Continua depois da publicidade--

Como isso acontece?

A origem dessas capacidades como a memória, o raciocínio lógico, a capacidade de comunicação verbal e o reconhecimento de símbolos, está localizada no córtex cerebral, que durante a evolução, passou por processos de mudanças significativas, como o aumento do cérebro, as mudanças e o desenvolvimento de suas estruturas internas, o aumento das sinapses e da quantidade de neurônios.

De acordo com pesquisas, o início das interações sociais se deu no período de desenvolvimento do Homo Erectus.

Acredita-se que a espécie hominídea apresentava características que a diferenciava dos outros primatas como o bipedalismo, a capacidade de utilizar ferramentas, o uso do fogo para proteção, dentre outras.

Esse período é caracterizado pela união da espécie em pequenas comunidades cooperativas demonstrando comportamentos similares ao homem moderno.

A inteligência social e a capacidade de construir relações saudáveis.

A capacidade de se relacionar e interagir de forma inteligente é resultado do desenvolvimento de uma série de traços comportamentais como: autocontrole, adaptação, empatia, inspiração e trabalho em equipe.

È bom ter em mente que a intencionalidade das próprias ações permite um melhor conhecimento de si mesmo e uma melhor orientação dos próprios comportamentos.


--Continua depois da publicidade--

Ou seja, a inteligência social é a forma com a qual um indivíduo se comporta na sociedade e para desenvolvê-la é necessário o autoconhecimento.

É natural para o ser humano a disputa e a competição, porém, os indivíduos que desenvolvem a inteligência social se sentem confiantes e satisfeitos consigo mesmos e não entram em disputas de egos.

Eles também são capazes de confiar mais nas pessoas, praticam a humildade e aprendem com os outros.

Um outro ponto é que esse aprendizado permite a ativação dos neurotransmissores da recompensa que promovem a plenitude e evitam a ansiedade e a insegurança.


--Continua depois da publicidade--

Quando um ser humanos busca desenvolver as suas capacidades de interação social ele passa a identificar com mais facilidade as disputas que são vazias e que denotam vaidade, inveja e controle do ego e, não se deixa levar por elas. Ele simplesmente se esquiva, compreende profundamente do que se trata a disputa e volta a sua atenção para o que realmente importa e para tudo o que vai lhe trazer resultados mais positivos e significativos nno presente.

Você acha que já desenvolveu a inteligencia social ou ainda sente que vive entrando em disputas de egos? Quando os egos se enfrentam, nenhuma resolução acontece.

Caso precise de ajuda, me chame no direct @fabianodeabreuoficial e agende uma consulta.

Sobre o autor do texto: Dr. Fabiano de Abreu

Facebook:https://www.facebook.com/FabianodeAbreuOficial/
Instagram:https://www.instagram.com/fabianodeabreuoficial/
Twitter:https://twitter.com/fabianodeabreur

Fabiano de Abreuhttps://www.cenariomt.com.br/coluna-do-fabiano-de-abreu/
Colunista do CenárioMT, Fabiano de Abreu é membro da Mensa, associação de pessoas mais inteligentes do mundo com sede na Inglaterra conseguindo alcançar o maior QI registrado com 99 de percentil o que equivale em numeral a um QI acima de 180 para valores europeus e 150 para o Brasil. Especialista em estudos da mente humana, é membro e sócio da CPAH – Centro de Pesquisas e Análises Heráclito, com sede no Brasil e unidade em Portugal.

Publicidade

Redes sociais

107,383FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,127SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

PELA REABERTURA DOS FÓRUNS
Presidente da OAB Lucas sobre fechamento dos fóruns: não podemos deixar o direito virar tela de computador
janeiro 24, 2022
EDUCAÇÃO
Maratona pedagógica marca início do ano letivo em Lucas do Rio Verde
janeiro 24, 2022
Lucas do Rio Verde
Túmulos com cadastros desatualizados do Cemitério Municipal serão transferidos para ossário
janeiro 24, 2022
ATUALIZAÇÃO
Lucas do Rio Verde volta a registrar óbito de paciente com Covid-19
janeiro 24, 2022