18.5 C
Lucas do Rio Verde
domingo, 03 julho, 2022
Publicidade
InícioCENÁRIO AGROVolume de chuva preocupa produtores paulistas de milho 2ª safra

Volume de chuva preocupa produtores paulistas de milho 2ª safra

Conab prevê aumento de 23% na produção de milho
Texto por ClimaTempo

A distribuição do volume total estimado para produção paulista de milho é de 1,9 milhão de toneladas na 1° safra e 2,1 milhões de toneladas na 2° safra. No caso do milho 1° safra, a colheita já foi encerrada, com produtividade média de 5.700 kg/há (3,7% superior ao ano passado).

Quanto à 2° safra, o Clima, até o momento, tem sido favorável ao desenvolvimento do cereal. Todavia, na região de Assis produtores já estão preocupados com a falta de chuvas no período de enchimento de grãos. No sudoeste do estado, algumas áreas estão em estágio mais avançado da cultura. Na região de Presidente Prudente, as áreas estão um pouco mais atrasadas e boa parte das glebas ainda estão em estágio de desenvolvimento vegetativo.


--Continua depois da publicidade--

Soja

A produção paulista de soja está estimada em 4,68 milhões de toneladas – um aumento de 8,8% em relação à safra passada. A área plantada da oleaginosa no estado fechou o ciclo em 1,2 milhão de hectares. As lavouras já estão todas colhidas e apresentou crescimento na área de 4,6% e de 4,1% na produtividade média em comparação a 2020/21.

Algodão

Com o processo da colheita se intensificando nas próximas semanas, espera-se que São Paulo produza 34,4 mil toneladas de algodão em caroço, nos 8,1 mil hectares destinados à cultura. No sudoeste do estado, o ritmo está mais acelerado e 20% da área está colhida. Já no noroeste paulista, o algodão segue em diversos estágios de maturação: a colheita deve começar na segunda quinzena de maio e finalizar ainda em junho em razão do vazio sanitário.

Arroz

A colheita paulista de arroz já foi finalizada e os grãos apresentaram boa qualidade. O estado produziu cerca de 42,7 mil toneladas de arroz total, um aumento de 7,2% em relação à safra passada. Deste volume, 39,1 mil toneladas referem-se à cultura irrigada e pouco mais de 3 mil toneladas ao sequeiro.

Amendoim

A produção total estadual da oleaginosa está estimada em 691,6 mil toneladas, um aumento de 23,1% em relação ao exercício anterior. A área plantada deverá fechar a safra em 178,9 mil hectares, representando crescimento de 16,7% em relação ao ciclo 2020/2021.


--Continua depois da publicidade--

Como monitorar o Clima na sua fazenda?

Otimizar o plantio, ficar de olho no Clima para avançar com os trabalhos no campo e observar o desenvolvimento da cultura para evitar perdas são algumas das decisões que você produtor rural precisa tomar durante a safra.

O AgroclimaPRO é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações.

Faça parte da maior comunidade AGRO! O canal oficial da Climatempo no Telegram fornece conteúdos diários e exclusivos sobre o Clima e previsão para a agricultura. Quero fazer parte!

Gustavo Praiado
Gustavo Praiadohttps://www.cenariomt.com.br
Atualmente, trabalha na equipe do portal CenárioMT, produzindo conteúdo sobre economia, esportes e direitos da população brasileira, gosta de assistir séries, filmes de ação e de videogames. Editor também em conteúdos regionais, sempre atento as tendências que o internauta procura para ficar bem informado.

Publicidade


Publicidade

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde
Cultura realiza exposição de telas e quadros no Paço Municipal
julho 02, 2022
Lucas do Rio Verde
Invasão de área pública é crime e pode desclassificar famílias em programas habitacionais
julho 02, 2022
CAUTELAR INOMINADA
Ministério Público anula liberdade provisória de preso em Lucas do Rio Verde
julho 02, 2022
EMPOSSADO
Dr. Wagner Godoy assume cadeira na Câmara de Lucas do Rio Verde
julho 02, 2022