29.5 C
Lucas do Rio Verde
domingo, 14 agosto, 2022
Publicidade
InícioCENÁRIO AGROQual é a temperatura ideal para a reprodução das trutas?

Qual é a temperatura ideal para a reprodução das trutas?

Espécie depende do clima frio para acelerar o desenvolvimento
Texto por ClimaTempo

É certo que as trutas apenas se reproduzem em temperaturas abaixo de 12 ºC e em tanques que sejam capazes de reproduzir um ambiente natural dos peixes, onde eles sobem a correnteza.

O que é truticultura e como essa prática está inserida no Brasil?

Truticultura é criação de trutas — um tipo de cultura que está em ascensão no Brasil. No geral, o cultivo de peixes no nosso país nunca foi um negócio tão proveitoso. Apenas no ano de 2018, o crescimento da produção de pescados girou em torno dos 4,5%, graças a alta demanda. A truta é dos principais tipos de produto desse ramo, exatamente pelo baixo teor de gordura e a sua carne saborosa.


--Continua depois da publicidade--

Uma espécie bastante adaptável às águas com temperaturas mais frias é a truta arco-íris, que foi inserida no país pela Serra da Bocaina, localizada entre São Paulo e Rio De Janeiro, durante a década de 1950. O estado de Santa Catariana também se destaca com um número elevado de criadores dessa espécie, onde são extraídas cerca de 700 toneladas de proteína por ano, o que representa 44% de toda a produção nacional.

Serra paulista

Campos do Jordão também marca uma forte presença na truticultura brasileira. A sua produção é realizada com um grande rigor técnico, o que garante a qualidade do produto final. Em 1974, os produtores dessa região inauguraram a primeiro comércio oficial de trutas do Brasil, abrindo as portas para esse tipo de mercado e demonstrando o grande valor econômico que o peixe tem para o país. Essa espécie de peixe proporciona bons índices de rentabilidade, pois atingem o peso ideal para o abate de 300 g em cerca de 10 meses, após iniciado o cultivo.

Na cidade conhecida como a suiça brasileira, existe o núcleo regional de pesquisa em salmonicultura Dr. Ascânio de Faria, do Instituto de Pesca (IP-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. É referência nacional em pesquisas desta área de conhecimento.

Uma de suas grandes contribuições foi a viabilização no Brasil da técnica de salmonização da truta, ou seja, o processo de pigmentação da carne com caroteinoide (pigmento natural) adicionado à ração, deixando a carne do peixe em tom rosa, característica que agrada aos consumidores. O núcleo produz e fornece a truticultores ovos embrionados 100% fêmeas – produto que aumenta a produtividade – e alevinos de truta arco-íris. Também são comercializadas ovas frescas para confecção de caviar, muito utilizadas na alta gastronomia.


--Continua depois da publicidade--

Instituto comercializa ovas frescas para confecção de caviar, muito utilizadas na alta gastronomia. Crédito da Foto: Instituto de Pesca/Divulgação

O Núcleo ainda oferece ações de aprendizagem teórico-prática no Centro de Treinamento Marcos Guilherme Rigolino, espaço voltado a receber grupos de estudantes de escolas técnicas, universitários, produtores, chefs de cozinha e demais interessados na aquisição de conhecimento das áreas de Truticultura e Salmonicultura.

Tendência do Clima

Novas instabilidades crescem sobre o Rio Grande do Sul, e como o tempo já está mais instável nos últimos dias no estado, essa chuva já pode impactar momentaneamente os trabalhos em campo, especialmente a finalização do plantio das culturas de inverno.

Enquanto isso, entre o norte gaúcho e o interior paranaense, as atividades em campo continuam sendo beneficiadas, principalmente no interior do Paraná, onde o tempo segue quente e seco.

Após a passagem da frente fria, uma massa de ar polar avança sobre o centro-sul do Brasil. O declínio mais acentuado é previsto para a primeira semana de agosto. O risco de geada, por enquanto, é maior entre o interior gaúcho e interior paranaense.

No Sudeste e no Centro-Oeste, não há expectativa de grandes mudanças até o final do mês de julho.

Como monitorar o Clima na sua fazenda?

Otimizar o plantio, ficar de olho no Clima para avançar com os trabalhos no campo e observar o desenvolvimento da cultura para evitar perdas são algumas das decisões que você produtor rural precisa tomar durante a safra.

O AgroclimaPRO é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações.


--Continua depois da publicidade--

Faça parte da maior comunidade AGRO! O canal oficial da Climatempo no Telegram fornece conteúdos diários e exclusivos sobre o Clima e previsão para a agricultura. Quero fazer parte!

Gustavo Praiado
Gustavo Praiadohttps://www.cenariomt.com.br
Atualmente, trabalha na equipe do portal CenárioMT, produzindo conteúdo sobre economia, esportes e direitos da população brasileira, gosta de assistir séries, filmes de ação e de videogames. Editor também em conteúdos regionais, sempre atento as tendências que o internauta procura para ficar bem informado.

Publicidade


Publicidade

Lucas do Rio Verde

TRÂNSITO
Condutor perde controle de direção, cai em córrego e morre em Lucas do Rio Verde
agosto 14, 2022
Lucas do Rio Verde
Agosto Lilás: Botão do Pânico auxilia vítimas de violência doméstica
agosto 14, 2022
Lucas do Rio Verde
Atleta de Lucas do Rio Verde conquista duas medalhas de ouro na Paralimpíadas Escolares
agosto 14, 2022
Lucas do Rio Verde
Esporte apresenta detalhes do Futebol Amador durante congresso técnico com equipes
agosto 14, 2022