Geada ameaça regiões do Sul e Sudeste com avanço de ar polar

Frente fria impulsionada por ar polar deve derrubar temperaturas e favorecer geadas em áreas serranas, enquanto outras regiões enfrentam chuvas e baixa umidade.

Fonte: CenárioMT

Geada ameaça regiões do Sul e Sudeste com avanço de ar polar
Geada ameaça regiões do Sul e Sudeste com avanço de ar polar - Foto: Milena Velho Amaral/Divulgação

Um sistema de alta pressão associado a uma massa de ar polar mantém as temperaturas em queda no Sul e parte do Sudeste, criando condições para geadas, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). As mínimas podem chegar a 3°C.

Nesta quarta-feira (13), a previsão indica risco de geadas nas serras do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, além de áreas de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

[Continua depois da Publicidade]

Na terça-feira (12), Cambará do Sul (RS) e as cidades mineiras de Monte Verde e Patrocínio registraram as menores temperaturas do país, com -0,3°C.

No Norte e Nordeste, há previsão de chuvas intensas até quarta-feira em partes do Amazonas, Roraima, Amapá, Pará e Maranhão.

[Continua depois da Publicidade]

O Inmet também alerta para baixa umidade, inferior a 30%, em pelo menos 15 estados, com índices variando entre 20% e 12% em áreas de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal.

Para quinta-feira, a tendência é de calor intenso em Amazonas, Rondônia, Mato Grosso, litoral do Maranhão e centro-norte do Piauí, com máximas acima de 36°C.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .