A Defesa Civil de Santa Catarina emitou um alerta para temporais com raios, rajadas de vento, chuva volumosa e possível queda de granizo entre domingo (16) e segunda-feira (17). A instabilidade resulta do avanço de uma frente fria associada a um ciclone posicionado sobre o Atlântico, entre a Argentina e o Uruguai.
Segundo o órgão, embora o fenômeno esteja ligado a um ciclone, as condições previstas são diferentes das registradas na semana anterior, quando tempestades severas atingiram o Sul do país e deixaram sete vítimas no Paraná e no Rio Grande do Sul.
O risco é considerado moderado a elevado para destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de árvores, alagamentos e enxurradas localizadas, especialmente no fim de semana. Os temporais devem começar na tarde de domingo nas regiões do grande oeste e dos planaltos, impulsionados pelo calor e pela umidade.
Com o avanço da frente fria ao longo da noite, a tendência é de intensificação no oeste e no sul do estado, avançando para as demais áreas entre a noite de domingo e a madrugada de segunda-feira.
A Defesa Civil orienta que, durante tempestades, a população busque abrigo seguro, distante de janelas e objetos soltos. Em caso de ventos fortes, recomenda-se evitar a proximidade de árvores, placas e postes. Já em cenários de alagamento, a recomendação é não atravessar vias inundadas ou estruturas submersas.



















