Veja como recuperar o seu dinheiro esquecido

Fonte: REBECA MORAES

Veja como recuperar o seu dinheiro esquecido
Veja como recuperar o seu dinheiro esquecido Foto: Canva

Você sabia que pode ter dinheiro esquecido em bancos e nem se deu conta? Pois é. Muita gente deixa passar os valores de contas antigas, as cobranças indevidas ou até as heranças que não foram reclamadas.

Se antes o acesso ao Sistema de Valores a Receber (SVR) do Banco Central já exigia atenção, agora a segurança será reforçada. A partir de 13 de fevereiro, para acessar o sistema e recuperar seu dinheiro esquecido, será obrigatório ter uma conta gov.br de nível prata ou ouro com a verificação em duas etapas ativada.

Clique aqui e acesse outro conteúdo: Empréstimo consignado: Mais tempo para pagar ou mais tempo endividado?

A grande novidade é que, além do login mais seguro, a verificação em duas etapas será necessária para qualquer operação. Atualmente, ela é exigida apenas para devolução de valores acima de R$ 100, mas a partir da nova data, será critério para qualquer quantia. Isso significa mais proteção para você e menos riscos de fraudes!

Para garantir o acesso e recuperar o seu dinheiro esquecido:

Para garantir o acesso e recuperar o seu dinheiro esquecido:
Para garantir o acesso e recuperar o seu dinheiro esquecido- Foto: Canva
  1. Baixe o aplicativo gov.br no seu celular.
  2. Habilite a verificação em duas etapas, seguindo as instruções do próprio app.
  3. Realize a validação facial, que vincula seu aparelho à sua conta gov.br.

Pronto! Agora, sempre que acessar o SVR ou o Registrato, você vai usar um código único que será gerado pelo seu dispositivo para confirmar a identidade.

Além de consultar o dinheiro esquecido, o Registrato é uma ferramenta que pode ser usada por você, para acompanhar sua saúde financeira. Com ele, você pode verificar contas bancárias e relacionamentos financeiros, conferir empréstimos e financiamentos em seu nome, consultar suas chaves Pix cadastradas, checar se há registros de cheques sem fundo e ainda ver as transferências de dinheiro enviadas e recebidas do exterior.

Mas se você só quer saber se tem algum dinheiro esquecido, a consulta pública continua simples: é só informar seu CPF e a data de nascimento ou, no caso de empresas, o CNPJ e a data de criação. Caso tenha valores a receber, você será direcionado para o login seguro e poderá solicitar o resgate seguindo as novas regras.

Com os golpes financeiros se tornando cada vez mais sofisticados, é muito importante reforçar a segurança dos sistemas bancários. A mudança garante que somente o verdadeiro dono do dinheiro esquecido vai poder acessar os valores, reduzindo os riscos de fraude e o roubo de informações. Então, se você ainda não ativou a verificação em duas etapas, ative agora; consulte seus valores e garanta o que é seu por direito.

Jornalista apaixonada por astrologia, bem-estar animal e gastronomia. Atualmente, atuo como redatora no portal CenárioMT, onde me dedico a informar sobre os principais acontecimentos de Mato Grosso. Tenho experiência em rádio e sou entusiasta por tudo que envolve comunicação e cultura.