O acumulado nos últimos 12 meses até setembro apresentou resultado negativo.
A grande maioria dos brasileiros possui caderneta de poupança. O motivo? O fato de ser um investimento bem simples e com retorno garantido.
--Continua depois da publicidade--
Porém, muitos brasileiros podem estar perdendo dinheiro, já que a caderneta de poupança tem rendido menos do que a inflação. Conforme levantamento realizado por uma provedora de informações financeiras, nos últimos doze meses, o rendimento nominal do investimento foi de 2,67%.
Contudo, ao ser descontada a inflação, há uma queda de 0,46%, isto é, o valor deixado na caderneta de poupança não teve qualquer valorização. No entanto, este tipo de situação não acontecia desde janeiro.
De acordo com o Instituto de Geografia e Estatística, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo aumentou em 0,64% no mês passado e chegou a 3,14% em 12 meses. Além disso, o resultado foi o maior para o mês de setembro desde o ano de 2003, o acabou elevando os valores dos alimentos.
--Continua depois da publicidade--
Vale a pena deixar dinheiro na poupança? Nos últimos meses, não; entenda
Portanto, a caderneta de poupança não está sendo um investimento bom para os brasileiros, pois além da inflação acelerada, a taxa de básica de juros, a Selic, está em 2% ao ano, o que é considerada a menor da história.
Desde o ano passado, a taxa Selic tem sofrido queda e com isso, caderneta de poupança não teve qualquer ganho real. Além disso, a poupança somente tinha perdido para a inflação no ano de 2015.
Pela primeira vez, o valor total em contas poupanças superou no mês de setembro, alcançando a marca de R$ 1 trilhão. Ademais, os depósitos em setembro foram superiores aos saques.
Contudo, este resultado deve-se também ao pagamento do auxílio emergencial criado pelo Governo Federal para amenizar problemas financeiros dos brasileiros enquadrados nos requisitos estabelecidos.