30.4 C
Lucas do Rio Verde
quarta-feira, 22 setembro, 2021
InícioCIDADANIAO que difere o voto branco do nulo nas eleições?

O que difere o voto branco do nulo nas eleições?

Por CenárioMT

Vários brasileiros não sabem a diferença entre estes dois tipos de votos.

No Brasil, o comparecimento dos brasileiros no local de votação é obrigatório, a não ser que haja a justificação da ausência ou esteja dentro das exceções determinadas por lei.


--Continua depois da publicidade--

Contudo, há dois tipos de votos que muitos brasileiros não sabem a diferença: voto em branco e voto nulo. Conforme consta no Glossário Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral, é considerado voto em branco quando o eleitor não manifesta qualquer preferência por candidatos.

Dessa forma, para votar em branco, basta pressionar a tecla “branco” na urna e, posteriormente, a tecla “confirma”.

Já o voto nulo é considerado aquele em que o eleitor demonstra a vontade de anular o voto e para isso, digita um número inexistente de candidato e, posteriormente, pressiona a tecla “confirma”.

eleições


--Continua depois da publicidade--

O que difere o voto branco do nulo nas eleições?

Anos atrás, o voto branco era contabilizado para o candidato vencedor. Na verdade, era considerado como um voto de conformismo, como se o eleitor estivesse satisfeito com o candidato que vencesse as Eleições.

Contudo, a Justiça Eleitoral considera o voto nulo como inválido. Dessa forma, a opção de votar nulo é considerado um protesto contra não tão-somente aos candidatos, mas também aos políticos em geral.

Nos dias atuais, a Constituição Federal e a Lei das Eleições determinam que será o candidato eleito aquele que obtiver a maioria absoluta dos votos válidos.

Com isso, os votos nulos e em brancos são desconsiderados, isto é, descartados e são tidos somente como um direito de manifestação de total descontentamento do eleitor, não tendo assim, o poder de interferir no pleito eleitoral.

Há boatos de que quando há metade dos votos nulos, a eleição será cancelada, contudo, é somente boato, já que inexiste qualquer determinação na lei informando isso.

Redes sociais

107,337FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,036SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

PROCURA-SE
Adolescente residente em Lucas do Rio Verde segue desaparecida: menor que ‘foi localizada’ também havia saído de casa
setembro 22, 2021
FIQUE ATENTO
Prova pra seleção de conciliador da Justiça de Lucas do Rio Verde será no domingo (26)
setembro 22, 2021
Mato Grosso
“1ª Ferrovia Estadual será da indústria, do comércio e de todo mato-grossense”, destaca Carlos Fávaro
setembro 21, 2021
Mato Grosso
"Vai ter mais serviço, mais renda, tudo vai se encaixar aqui", afirma morador de Lucas do Rio Verde com a 1ª Ferrovia Estadual
setembro 21, 2021