22.1 C
Lucas do Rio Verde
sexta-feira, 27 novembro, 2020
Início CIDADANIA O que difere o voto branco do nulo nas eleições?

O que difere o voto branco do nulo nas eleições?

Por CenárioMT

Vários brasileiros não sabem a diferença entre estes dois tipos de votos.

No Brasil, o comparecimento dos brasileiros no local de votação é obrigatório, a não ser que haja a justificação da ausência ou esteja dentro das exceções determinadas por lei.

Contudo, há dois tipos de votos que muitos brasileiros não sabem a diferença: voto em branco e voto nulo. Conforme consta no Glossário Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral, é considerado voto em branco quando o eleitor não manifesta qualquer preferência por candidatos.

Dessa forma, para votar em branco, basta pressionar a tecla “branco” na urna e, posteriormente, a tecla “confirma”.

Já o voto nulo é considerado aquele em que o eleitor demonstra a vontade de anular o voto e para isso, digita um número inexistente de candidato e, posteriormente, pressiona a tecla “confirma”.

eleições

O que difere o voto branco do nulo nas eleições?

Anos atrás, o voto branco era contabilizado para o candidato vencedor. Na verdade, era considerado como um voto de conformismo, como se o eleitor estivesse satisfeito com o candidato que vencesse as Eleições.

Contudo, a Justiça Eleitoral considera o voto nulo como inválido. Dessa forma, a opção de votar nulo é considerado um protesto contra não tão-somente aos candidatos, mas também aos políticos em geral.

Nos dias atuais, a Constituição Federal e a Lei das Eleições determinam que será o candidato eleito aquele que obtiver a maioria absoluta dos votos válidos.

Com isso, os votos nulos e em brancos são desconsiderados, isto é, descartados e são tidos somente como um direito de manifestação de total descontentamento do eleitor, não tendo assim, o poder de interferir no pleito eleitoral.

Há boatos de que quando há metade dos votos nulos, a eleição será cancelada, contudo, é somente boato, já que inexiste qualquer determinação na lei informando isso.



- Publicidade -

Últimas

Assalto: vítima toma arma e mata ladrão com tiro na cabeça em Mato Grosso

Um morador reagiu a um assalto, tomou a arma do ladrão e matou o suspeito com um tiro na cabeça na manhã desta quinta-feira...

Morador de Sorriso morre vítima de Covid-19 em Nova Mutum

É com profundo pesar que a Prefeitura Municipal de Sorriso confirma o registro de mais um óbito causado pela Covid- 19.  Trata-se de um homem...

Curso de Libras terá encerramento com live na segunda, 30

A próxima segunda-feira (30) terá uma live diferente no ar. Isso mesmo! Dessa vez, o som ficará por conta dos gestos das mãos da...

Sorriso é um dos polos de competição nacional de natação

Piscinas do Brasil inteiro estarão recheadas de talentos da natação de 9 a 18 anos no primeiro sábado de dezembro (5). Por conta da...
Publicidade
x