34.3 C
Lucas do Rio Verde
terça-feira, 27 outubro, 2020
Início CIDADANIA O Governo Federal pretende reduzir o salário dos novos servidores públicos; entenda

O Governo Federal pretende reduzir o salário dos novos servidores públicos; entenda

Por CenárioMT

Além de redução de salário, há também a pretensão de acabar com a estabilidade.

A limitação do salário inicial de um servidor público não tem sido muito aborda nos debates da reforma administrativa. Contudo, este assunto é considerado a ‘menina dos olhos’ da equipe econômica.

Conforme divulgado pelo Governo Federal, a PEC 32 mudou as regras do Rh do Brasil acabando assim como a estabilidade nos novos servidores, assim como também extinguindo alguns benefícios.

Contudo, a redução da remuneração dos novos servidores é algo tido como meta da reforma administrativa. Além disso, os parlamentares que defendem a nova estruturação do serviço público também acolhem o pensamento do Governo Federal.

Além disso, Paulo Guedes, Ministro da Economia alegou que a limitação do salário inicial dos servidores tem como objetivo ajustar as regras da administração pública brasileira às da iniciativa privada.

O Governo Federal pretende reduzir o salário dos novos servidores públicos; entenda
© Alan Santos/PR

O Governo Federal pretende reduzir o salário dos novos servidores

Especialistas dizem que esta era também a meta do governo Temer e que em 2018, haviam proposto nos bastidores estipular a remuneração inicial de até R$ 5 mil.

Inclusive, a equipe econômica de Michel Temer, ex-presidente tinha a intenção que esta limitação atingisse mais de 300 carreiras. Com isso, somente ficaram a par desta limitação, os professores universitários e a Polícia Federal.

Contudo, atualmente, as ideias do governo de Temer estão sendo estudadas e há algumas serão aproveitadas. Mas, quanto às carreiras que não serão atingidas, ainda não há definição. De todo modo, há ainda aqueles que apostam que somente as áreas que compõem as carreiras típicas de Estado não serão incluídas nesta limitação.

Porém, isso somente são conversas de bastidores, já que não há nada definido e provavelmente, somente haverá a batida do martelo no início do próximo ano. Então, vamos aguardar para ver.

Enfim, confirma mais atualizações desse e de outros temas em breve aqui no CenárioMT.



- Publicidade -

Últimas

Deputado alerta que campanhas eleitorais podem estar aumentando contágio de Covid-19 em Mato Grosso

O deputado estadual e médico sanitarista Lúdio Cabral (PT) observou aumento nas taxas de contágio e no número de novos casos de Covid-19 em...

Vencedoras do câncer de mama ganham Dia da Autoestima

O câncer de mama atinge as mulheres em vários níveis: provoca medo dos riscos, dores, trata-se de um tratamento difícil e ataca a autoestima,...

Inusitado: vaca sobe no telhado e precisa ser resgatada pelos bombeiros

Uma vaca foi parar em cima de um telhado em uma propriedade rural localizada no município de Timbó (SC). O animal foi resgatado no...

Bolsonaro coordena hoje 38ª Reunião do Conselho de Governo

O presidente Jair Bolsonaro coordena hoje (27), no Palácio da Alvorada, em Brasília, a 38ª Reunião do Conselho de Governo. Periodicamente, o alto escalão...