21.5 C
Lucas do Rio Verde
quarta-feira, 27 janeiro, 2021
Início CIDADANIA Ampliação do uso da poupança digital é aprovada pelo Senado

Ampliação do uso da poupança digital é aprovada pelo Senado

Por CenárioMT

Foi aprovado, na quinta-feira (01), a medida provisória (MP) que amplia o uso da poupança digital. O objetivo da ampliação, é para que se possa efetivar saques do FGTS (Fundo de garantia do tempo de serviço), entre outros benefícios. Lembrando, que a poupança digital foi criada para o uso dos trabalhadores que recebem o auxílio emergencial.

O texto original foi aprovado na Câmara semana passada, porém, no decorrer dos últimos dias, o mesmo foi alterado no Congresso. Com tais modificações, o texto foi para o Senado como uma PLV (Projeto de Lei de Conversão).

Dentre as modificações realizadas pelo Congresso Nacional, a principal, foi que a partir de agora, qualquer instituição financeira pode emitir cartão físico para a poupança social.

Ampliação do uso da poupança digital é aprovada pelo Senado
Ampliação do uso da poupança digital é aprovada pelo Senado

Uma outra mudança, foi o aumento de uma para três transferências eletrônicas que o titular da conta pode fazer, no qual não há custos mensais. A medida permite que essa transferência seja no máximo de R$ 5 mil.

Alguns outros pontos da PLV são: isenção da cobrança de tarifas, proibição da emissão de cheques e a possibilidade de depósitos de outros benefícios, como aposentadoria e auxílio-doença. No último caso, o titular precisa autorizar a abertura da conta ou utilizar outra que já existe em seu nome. Para que as medidas entre em prática, é preciso que elas sejam sancionadas pelo presidente Jair Bolsonaro.

Por fim, acompanhe mais notícias sobre Auxílio Emergencial, FGTS entre outros programas sociais aqui no CenárioMT.



- Publicidade -

Últimas no CenárioMT

Lucas do Rio Verde

TRÂNSITO
Duas pessoas morrem em acidente na BR-163 no município de Vera
janeiro 26, 2021
SAÚDE
Mais 100 cirurgias de pterígio serão realizadas no PSF Vida Nova neste final de semana
janeiro 26, 2021