32.4 C
Lucas do Rio Verde
terça-feira, 01 dezembro, 2020
Início CENÁRIO POLÍTICO Veja como saber o local de votação

Veja como saber o local de votação

Veja as orientações da Justiça Eleitoral para votar de forma tranquila e segura
Por CenárioMT

As eleições municipais de 2020, que acontecem durante a pandemia de coronavírus, terão um protocolo sanitário para evitar contágio entre eleitores e mesários.

Como consultar o número dos candidatos a prefeito e vereador?

O TSE reúne no sistema DivulgaCandContas os dados eleitorais dos candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador. O site informa, por exemplo, o número, partido e proposta de governo do candidato. Há também registro de eventuais registros criminais e descrição e valores dos bens declarados.

A Justiça Eleitoral permite que o eleitor leve uma cola preenchida com os nomes dos candidatos que escolheu para prefeito e vereador.

Como consultar o local de votação?

É possível consultar a zona e a seção eleitoral pelo site do TSE ou dos Tribunais Superiores Eleitorais de cada estado pelo nome, pelo título de eleitor ou pelo número de CPF.

  • Caso tenha dúvida, consulte seu local de votação aqui.

Qual o horário de votação?

O horário de votação foi ampliado em uma hora, e acontecerá das 7h às 17h. O TSE orienta que o horário das 7h às 10h seja preferencial para pessoas acima de 60 anos, um dos grupos considerados de risco para o coronavírus.

Eleitores que não fazem parte do grupo de risco poderão votar neste horário, mas a ideia da recomendação é que idosos sejam majoritariamente atendidos neste período do dia.

Você precisa saber:

  • O voto é obrigatório para maiores de 18 anos e menores de 70 anos, sendo facultativo para os analfabetos e para os maiores de 70 anos, bem como para os eleitores de 16 e 17 anos.
  • O horário de votação foi ampliado este ano: será das 7h às 17h. As três primeiras horas – das 7h às 10h – serão preferenciais para as pessoas com mais de 60 anos.
  • O uso da máscara é obrigatório.
  • Se possível, leve a sua própria caneta. As seções terão algumas de reserva, mas é melhor não correr nenhum risco.
  • Você pode votar usando um documento oficial com foto ou o seu título de eleitor, ou ainda mostrar sua identificação visual por meio do aplicativo e-Título (opção disponível apenas para quem fez a biometria).
  • No local da votação, é permitida a manifestação individual e silenciosa da preferência do eleitor por partido político, coligação ou candidato, revelada exclusivamente pelo uso de bandeiras, broches, dísticos, adesivos e camisetas.
  • Segundo a legislação eleitoral, no dia da votação, é proibida a divulgação de qualquer espécie de propaganda de partidos políticos ou de seus candidatos.
  • Pode ir votar tranquilo: o TSE tomou inúmeras medidas de segurança para proteger os eleitores, mesários e colaboradores, visando reduzir as possibilidades de contaminação nas seções eleitorais.
  • Para garantir mais segurança, o fluxo de votação nas seções mudou. Fique atento às orientações dos mesários.
  • Na urna, primeiro você deve votar para vereador, depois para prefeito.
  • Se precisar, pode levar uma colinha com os números dos seus candidatos.
  • Higienize as mãos com álcool em gel antes e depois de votar. As seções terão álcool em gel à disposição de todos.
  • Mantenha a distância de, no mínimo, um metro das pessoas, e evite aglomerações.
  • Evite ficar nos locais de votação após votar.
  • Já votou? Então você já pode voltar para casa com a certeza do dever cumprido e de que ajudou a escolher o melhor para a sua cidade.

 



© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal!
- Publicidade -

Últimas

Neri Geller passa a ser vice-presidente da FPA

Líder da bancada de Mato Grosso no Congresso Nacional, o federal Neri Geller (PP/MT), foi eleito, nesta terça-feira (01.12), vice-presidente da Frente Parlamentar Agropecuária...

Batalhão Ambiental identifica crime ambiental em área de abate de frigorífico; embargo e multa de R$ 500 mil

Uma equipe do Batalhão Ambiental em Barra do Bugres (a 168 km de Cuiabá) encaminhou à delegacia na segunda-feira (30.11), o gerente de um...

Produtoras realizam primeira feira para comercialização de produtos da agricultura familiar

Agricultores familiares do Assentamento Rural Tibagi, localizado no município de Brasnorte (579 km a Noroeste de Cuiabá), realizaram no sábado (28.11), na Comunidade Vila...

Governador: “Milhares de mato-grossenses e pessoas de outros estados terão suas vidas salvas aqui”

O governador Mauro Mendes afirmou que milhares de mato-grossenses e pessoas de outros estados terão suas vidas salvas no Hospital Universitário Júlio Muller, cujas...
Publicidade
x