Senador Ciro Nogueira testa positivo para o novo coronavírus

0
Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

O senador Ciro Nogueira (Progressistas) anunciou em suas redes sociais, na manhã desta segunda-feira (10), que testou positivo para o novo coronavírus. Ele disse que está sem sintomas e que permanecerá em isolamento até receber alta médica. No dia 30 de julho, o senador esteve em evento público com o presidente Jair Bolsonaro, no Piauí.

A assessoria do senador informou que, em sua família, apenas o senador contraiu o vírus e que ele está cumprindo isolamento em Brasília (DF). Segundo o senador, este é um “momento em que todos devemos nos proteger ao máximo e, principalmente, confiar em Deus”.

No dia 30 de julho, o senador esteve em evento público com o presidente Jair Bolsonaro, no Piauí. Foi o primeiro evento público do presente após se curar da Covid-19. Os dois, sem máscara, estiveram no Parque Nacional da Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato, Sul do Piauí.

Na visita fechada à imprensa, o senador acompanhou o presidente, que conheceu as pinturas rupestres e o Museu da Natureza. Na ocasião, o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, anunciou investimentos em São Raimundo Nonato.

Veja íntegra da nota do senador nas redes sociais.

Meus amigos e minhas amigas. Quero compartilhar com vocês que recebi o diagnóstico positivo da COVID- 19. Apesar de não apresentar nenhum sintoma, estou em isolamento e vou permanecer em quarentena até que os médicos me deem alta. É um momento em que todos devemos nos proteger ao máximo e, principalmente, confiar em Deus. Sigo trabalhando pelo nosso Piauí. Um abraço.

Decretos determinam distanciamento social

Para evitar a contaminação pelo vírus, o isolamento social e medidas emergenciais foram determinadas por meio de decretos do governo do estado e das prefeituras, como na capital piauiense, para que a população fique em casa e evite ao máximo ir às ruas. Aulas em escolas e universidades, a maioria das atividades comerciais, esportivas e de serviços em geral estão suspensas por tempo indeterminado.

Serviços essenciais como farmácias, postos de combustíveis e supermercados continuam mantidos mas estão regulamentados. O atendimento em clínicas, hospitais e laboratórios, assim como o funcionamento de escritórios de advocacia e contábeis também foram liberados mediante cumprimento de regras.

O uso de máscaras em locais públicos tornou-se obrigatório em todo o estado. Policiais fazem abordagens nas fronteiras do estado a ônibus e veículos particulares. Os decretos preveem que quem descumprir as regras pode ser penalizado com multa ou até prisão.

Prevenção, contágio e sintomas

Lavar as mãos de forma correta, uso de álcool em gel, sempre usar máscaras, evitar contato pessoal e aglomerações de pessoas são algumas das orientações para evitar o contágio da doença.

É importante também ficar atento quanto aos principais sintomas (tosse seca, congestão nasal, dores no corpo, diarreia, inflamação na garganta e, nos casos mais graves, febre acima de 37° C e dificuldade para respirar).

Leia também: Resultado das loterias de hoje (20/09/2020)


Amazonia 03 de Junho