Prefeitura cancela Flipei em SP alegando uso político do evento

Comunicado oficial afirma que a feira teria viés ideológico e eleitoral. Organizadores falam em censura e remanejam a programação.

Fonte: CenárioMT

Paraty (RJ) - Sesc faz intervenção artística Poesias ao Vento, nas ruas da cidade, durante a Flip (Tomaz Silva/Agência Brasil)
Prefeitura cancela Flipei em SP alegando uso político do evento - Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

A Prefeitura de São Paulo cancelou a realização da Festa Literária Pirata das Editoras Independentes (Flipei), prevista para iniciar na próxima quarta-feira (6), na Praça das Artes. O evento, realizado desde 2018 com entrada gratuita, teve seu contrato de uso do espaço público anulado a menos de uma semana da abertura.

Segundo os termos do acordo, qualquer rescisão deveria ser comunicada com pelo menos 15 dias de antecedência, o que não ocorreu. A Fundação Theatro Municipal, vinculada à prefeitura, justificou a decisão afirmando que os organizadores pretendiam utilizar o espaço público com fins políticos e eleitorais.

[Continua depois da Publicidade]

De acordo com nota oficial, a programação da feira apresentava conteúdo com “viés ideológico” e fugia do propósito cultural original. “A fundação suspendeu o evento por entender que seus organizadores usariam uma estrutura pública para interesses políticos e eleitorais”, declarou o órgão.

Os organizadores da Flipei classificaram o cancelamento como censura. Em comunicado publicado nas redes sociais, anunciaram que irão adotar medidas judiciais e políticas contra a Fundação Theatro Municipal, sua diretoria, a Secretaria de Cultura e a gestão municipal.

[Continua depois da Publicidade]

A programação da Flipei 2025 será mantida em novos locais. As atividades serão redistribuídas entre o Espaço Cultural Elza Soares, o Armazém do Campo, o Instituto Luiz Gama e o bar Sol y Sombra, na Rua Treze de Maio.

A edição deste ano deve reunir 220 editoras, mais de 40 debates nacionais e internacionais, além de shows, bailes, atividades infantis e lançamentos de livros. Segundo os organizadores: “A Flipei 2025 vai acontecer, nos mesmos dias, mesmos horários, em outros espaços da resistência de São Paulo”.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Gabriela Cordeiro Revirth, independente jornalista e escritora, é uma pesquisadora apaixonada de astrologia, filmes, curiosidades. Ela escreve diariamente para o Portal de Notícias CenárioMT para partilhar as suas descobertas e orientar outras pessoas sobre esses assuntos. A autora está sempre à procura de novas descobertas para se manter atualizada.