26 C
Lucas do Rio Verde
quarta-feira, 22 setembro, 2021
InícioCENÁRIO POLÍTICOPacheco: decisão de arquivar impeachment de Moraes 'não é nada pessoal' entre...

Pacheco: decisão de arquivar impeachment de Moraes ‘não é nada pessoal’ entre autoridades

Por Alexandro Martello, G1

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), afirmou nesta quinta-feira (26) que o arquivamento do pedido de impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes não foi uma decisão pessoal contra o presidente Jair Bolsonaro.

“Foi uma decisão a partir de um parecer da Advocacia-Geral do Senado, tese com a qual eu concordo. Mas também com consciência política de que precisamos convergir. A separação de poderes nos remete a essa convivência harmônica”, declarou, em videoconferência transmitida pela internet.


--Continua depois da publicidade--

Rodrigo Pacheco declarou que respeita “toda e qualquer” crítica de Bolsonaro, e acrescentou que não fará desse episódio um “cavalo de batalha”.

“É preciso respeitar as decisões quando nos desagradam. Não é nada pessoal do Bolsonaro em relação a mim, e nem eu a ele. É uma decisão que precisava ser tomada à luz de critérios jurídicos e políticos”, afirmou.

Na denúncia que apresentou ao Senado, o presidente Jair Bolsonaro pediu que Moraes fosse processado por dois itens previstos no art. 39 da Lei do Impeachment de 1950:

  • proferir julgamento, quando, por lei, seja suspeito na causa;
  • e proceder de modo incompatível com a honra dignidade e decoro de suas funções.

A Advocacia do Senado e Pacheco, no entanto, não consideraram que a conduta de Moraes se enquadrasse nesses pontos.

Discurso de pacificação

Em evento direcionado para o mercado financeiro, Pacheco avaliou que o momento é de restabelecimento das boas relações entre os poderes para conter as altas da inflação, dos juros e do dólar, e para tentar resolver os problemas de fome, miséria e desemprego no país.


--Continua depois da publicidade--

O presidente do Senado disse, também, que tem lutado para que um ambiente de diálogo, de troca de ideias, informações e objetivos comuns prevaleça. Afirmou que, para isso, apartar as instituições não é algo sirva ao Brasil.

“Quando o estado democrático de direito é questionado, isso não é bom para o Brasil para a economia. O Senado não se furtará em buscar o restabelecimento das relações entre os poderes da República. É bom que o governo e o STF possa ter uma compreensão disso. O inimigo é o preço do arroz, do combustível, é a luz elétrica mais cara”, declarou.

Nas últimas semanas, Pacheco já vinha repetindo o discurso sobre a necessidade de pacificar a relação entre os três poderes. Antes mesmo de decidir sobre o pedido de impeachment, Pacheco já havia criticado a medida de Bolsonaro .

Rebeca Moraeshttps://www.cenariomt.com.br
Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso.

Redes sociais

107,335FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,036SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

Mato Grosso
“1ª Ferrovia Estadual será da indústria, do comércio e de todo mato-grossense”, destaca Carlos Fávaro
setembro 21, 2021
Mato Grosso
"Vai ter mais serviço, mais renda, tudo vai se encaixar aqui", afirma morador de Lucas do Rio Verde com a 1ª Ferrovia Estadual
setembro 21, 2021
Lucas do Rio Verde
Covid-19: Luverdenses não vacinados são a maioria em internados na UTI
setembro 21, 2021
LOCALIZADA!
Polícia localiza adolescente que estava desaparecida em Lucas do Rio Verde
setembro 21, 2021