Moraes determina perícia para avaliar cirurgia de Silveira

Ministro do STF ordena avaliação médica oficial para confirmar urgência cirúrgica de Daniel Silveira, preso em regime fechado.

Fonte: CenárioMT

Moraes determina perícia para avaliar cirurgia de Silveira
Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou uma perícia médica oficial para o ex-deputado federal Daniel Silveira. O objetivo é analisar a necessidade e urgência de uma cirurgia solicitada por sua defesa.

Silveira cumpre pena de oito anos e nove meses em regime fechado na Penitenciária de Magé, no Rio de Janeiro, por tentativa de impedir o exercício dos poderes e coação no curso do processo judicial. Em despacho recente, Moraes atendeu a um pedido dos advogados, que relataram laudos apontando lesões irreversíveis no joelho direito e necessidade de cirurgia imediata.

O ministro estipulou prazo de até cinco dias, a partir da notificação à administração penitenciária, para realização da perícia. Silveira foi condenado em abril de 2022, perdendo o mandato e os direitos políticos. Apesar de ter progredido para o semiaberto em outubro de 2024, ele voltou a ser preso dois meses depois por descumprir condições impostas pela Justiça.