O ministro das Cidades, Jader Filho, apresentou a ideia de criar um Conselho Climático na Organização das Nações Unidas (ONU) voltado para representar governos subnacionais. A iniciativa foi destacada na 4ª Reunião Ministerial sobre Urbanização e Mudanças Climáticas, parte da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), realizada em Belém.
“Nós precisamos de um espaço para que líderes subnacionais tenham voz e vez na COP. Eles devem poder opinar e contribuir para o futuro do planeta e a implementação das ações climáticas. Sem essa inclusão, a implementação dificilmente se tornaria realidade”, afirmou Jader Filho.
A criação de um Conselho de Mudanças Climáticas na ONU também foi defendida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante a Assembleia Geral da ONU, em setembro. Philip Yang, enviado especial da COP30 para Cidades, reforçou a necessidade de atender à demanda de estados e municípios na tomada de decisões globais.
“Isso ajudaria a reforçar os esforços para uma reforma do secretariado de Mudança Climática da ONU e apoiar os objetivos das negociações aqui em Belém”, destacou Yang.
Na reunião ministerial, Jader Filho citou a participação do governador da Califórnia, Gavin Newsom, que exemplifica como um governo subnacional pode se tornar uma potência econômica global e, ao mesmo tempo, promover desenvolvimento sustentável.
“Mesmo que um presidente seja negacionista, é essencial que prefeitos, governadores e lideranças comunitárias participem da implementação. Para que as ações se tornem efetivas, é preciso incluir líderes subnacionais nos debates globais”, concluiu o ministro.














