27.7 C
Lucas do Rio Verde
quinta-feira, 02 dezembro, 2021
InícioCENÁRIO POLÍTICOIdeiva e Sandra: poderemos ter uma presidente mulher na Câmara de Lucas?

Ideiva e Sandra: poderemos ter uma presidente mulher na Câmara de Lucas?

Por CenárioMT

As eleições municipais em Lucas do Rio Verde-MT, por si, foram históricas pelo fato de quatro candidatos concorrerem ao cargo de prefeito (majoritária), bem como surpreendeu pela grande quantidade de nomes a disposição para as vagas de vereadores (proporcional), chegando a 164 candidatos.

Outro ponto a destacar é que dos nove atuais vereadores, 07 saíram na disputa da reeleição, sendo que somente Marcos Paulista conseguiu reeleger. Mano da Saúde saiu candidato a prefeito, obtendo 2,41% dos votos válidos, ou seja, apenas 754 votos.

Dois, dos três vereadores mais votados nas eleições de 2020, são mulheres. Ideiva Foletto foi à segunda vereadora mais votada, com 1.508 votos (4,95%) e a terceira foi Sandra Barzotto, obtendo 1.237 votos válidos (4,06%). O vereador mais votado foi Wlad Mesquita, com 1.511 votos (4,96%).

As únicas mulheres eleitas disputaram as eleições pertencendo à coligação ‘Gente que Faz’, que nomeou Miguel Vaz como prefeito de Lucas do Rio Verde com 18.283 (58,37%), 6.481 votos de vantagem do segundo colocado, Luiz Binotti (coligação Lucas no Rumo Certo) que somou 11.802 votos.

Mulheres na Câmara

Ideiva Foletto

Trabalhar projetos em favor dos jovens e adolescentes será uma das principais bandeiras de Ideiva Rasia Foletto na Câmara Municipal. Aliar a experiência vivida enquanto trabalhou na comunidade terapêutica Portal da Sobriedade, aos novos desafios, agora como vereadora, será uma importante ferramenta para promover políticas públicas em prol dos menos favorecidos.

Durante entrevista o CenárioMT, Ideiva relatou que, juntamente com Sandra Barzotto, terão força para lutar pela igualdade no Legislativo e representar, não só as pessoas que votaram nelas, bem como a sociedade luverdense como um todo.

“A força da mulher, por muitas vezes acaba ficando escondida, muitas das mulheres não sabem a força que elas possuem, e não se colocam a disposição para uma eleiçao, às vezes por medo ou falta de incentivo. Eu e Sandra vamos trabalhar para representar as mulheres, e também a sociedade como um todo”, ressaltou.

Ideiva trabalhou na comunidade Terapêutica por quase 15 anos. Além de fazer acompanhamento direto com dependentes químicos e seus familiares, iniciou projeto com adolescentes e jovens, na prevenção as drogas.

Ao iniciar os trabalhos na comunidade, percebi que precisava me doar mais, além do acompanhamento que fazia aos senhores que ali estavam. No trabalho voluntário, enquanto catequista, iniciei um trabalho de prevenção às drogas, que foi divulgado pelas próprias crianças e então, chegou até as escolas. E hoje eu fui eleita com essa expressividade de votos devido a essa sementinha que plantei desde 2005, porém, sem pretensão política”, reforçou a vereadora eleita.

“Precisamos fazer com que as políticas públicas cheguem a todos, principalmente nas pessoas mais necessitas. As leis estão prontas, estão ai. Falta hoje é um olhar mais atento, principalmente na área da Assistência Social, que é uma área que a gente lida com o maior flagelo do ser humano, que é a fome. Outra coisa a ser observada é que a pessoa entra no mundo da droga pelo fato de achar ali, uma forma mais fácil de conseguir o dinheiro para manter a família. Minha função sempre foi e será recuperar vidas”, acrescentou Ideiva Foletto.    

 

Sandra Barzotto

A terceira vereadora mais votada, Sandra Regina Primão Barzotto, ou Sandra da São Cristóvão como é conhecida, pretende trabalhar para melhorar qualidade de vida no campo e diminuir o êxodo rural em Lucas do Rio Verde.

A valorização do setor rural é uma luta minha, minha bandeira. Os moradores da área rural precisam da qualidade de vida, bem como os moradores da cidade, pois é de lá que sai nossa riqueza. Lucas do Rio Verde é um município essencialmente agrícola e o êxodo rural não traz benefício para ninguém, por isso, é obrigação nossa valorizar as comunidades rurais. Temos somente duas escolas no interior e os postos de saúde precisam ter total capacidade de atendimento. Nessas áreas que vou buscar atender a comunidade do interior, além das estradas que nossos produtores precisam para escoar a produção, bem como onde também passam nossos alunos para ir às escolas”, destacou Sandra Barzotto.

Sandra atuou por muitos anos como professora, sendo inclusive diretora da escola municipal da comunidade São Cristóvão.

Será que teremos uma mulher na presidência?

Assim como a primeira-ministra Ângela Merkel surpreende o mundo com toda a sua capacidade política de mediar conflitos, permitindo o crescimento e estabilidade da Alemanha, Ideiva e Sandra podem fazer história diante da possibilidade de uma delas se tornar presidente da Casa de Leis de Lucas do Rio Verde.

Não menos importante, vale ressaltar que o Poder Legislativo luverdense foi presidido por uma mulher de 2005 e 2006. Na ocasião Marli Heldt Ventura (In Memorian) desempenhou a função com brilhantismo e ganhou destaque entre os edis a época.

A população mostrou nas urnas a força delas, nas eleições municipais elas foram escolhidas para assumirem uma cadeira na Câmara de Vereadores, porém, agora, para assumirem uma presidência precisam ser escolhidas em uma nova eleição interna dentro da casa de leis.

Fica a pergunta: Será que terão a mesma expressão para alcançar esse cargo tão importante?

 

Veja também: Conheça os 9 vereadores eleitos em Lucas do Rio Verde nas eleições 2020

 

Veja votação de todos os candidatos a vereadores de Lucas do Rio Verde – MT

Carregando apuração de votos do TSE, aguarde...

Eleições 2020

Apuração de votos para vereador na cidade de Lucas do Rio Verde - MT

 

 

© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal!

Redes sociais

107,350FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,096SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde
Descarte incorreto: entulhos de construção civil são encontrados em contentor de lixo
dezembro 02, 2021
Lucas do Rio Verde
Campanha Dezembro Vermelho alerta para diagnóstico e tratamento precoce da Aids e outras ISTs
dezembro 02, 2021
Lucas do Rio Verde
Grupo Santos e Fut Girls conquistam título da Copa Rio Verde de Futsal
dezembro 02, 2021
Lucas do Rio Verde
Alunos da Escola Municipal Cecília Meireles realizam Cantata de Natal
dezembro 02, 2021