Um grupo de 19 governadores e vice-governadores confirmou o apoio à realização da 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30) em Belém, no Pará, entre 10 e 21 de novembro.
Em declaração conjunta, os representantes estaduais destacaram a importância simbólica de sediar o evento na Amazônia e expressaram confiança na infraestrutura e nos preparativos logísticos da cidade.
Os altos preços das acomodações em Belém têm gerado preocupação, principalmente entre países em desenvolvimento, que questionam a possibilidade de participação e a representatividade global da conferência.
A nota dos governadores reforça que a COP30 representa o compromisso do Brasil com as políticas climáticas globais e destaca a liderança necessária do país na gestão de desafios ambientais.
Sustentabilidade
O governador do Pará, Helder Barbalho, afirmou que o Brasil possui a oportunidade de liderar a agenda de sustentabilidade e a transição econômica, ecológica e social, a partir das práticas já implementadas em seu território.
O presidente da COP30, embaixador André Corrêa do Lago, enfatizou o papel dos estados na implementação de políticas climáticas.
“O mundo estará atento ao Brasil, que poderá ser apresentado como um país de soluções. Projetos exitosos em determinadas regiões podem servir de modelo global”, destacou o embaixador.