21.1 C
Lucas do Rio Verde
terça-feira, 11 maio, 2021
InícioCENÁRIO POLÍTICOGOV-MTTrabalhadores do Centro de Triagem Covid-19 passam por capacitação

Trabalhadores do Centro de Triagem Covid-19 passam por capacitação

Atendimento aos pacientes não é interrompido durante a qualificação, que terá a duração de uma semana
Por CenárioMT

Desde o início de seu funcionamento, em julho de 2020, a gestão do Centro de Triagem Covid-19 tem aprimorado os protocolos de atendimento em razão do fluxo e da grande demanda diária.

A decisão do Governo de Mato Grosso de prorrogar a oferta dos serviços, inicialmente previstos para dois meses, também exigiu da equipe técnica um maior investimento na capacitação dos trabalhadores. O Centro de Triagem Covid-19 está em funcionamento há cerca de nove meses.


--Continua depois da publicidade--

Para alinhar um padrão de qualidade desses serviços, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) criou um Núcleo de Educação Continuada, que é voltado para a capacitação dos trabalhadores.

Os módulos preveem qualificações em diferentes frentes de trabalho e orientações sobre o agendamento de pacientes, a regulação do cadastro pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o protocolo de higienização e de contaminação e o fluxo adequado de atendimento.

“A cada novo ciclo de capacitação, garantimos a coerência e o sucesso do projeto, que preza pela qualidade e a segurança tanto para os trabalhadores, como também para os pacientes”, explica a secretária adjunta de Gestão Hospitalar da SES, Caroline Dobes.

Nova capacitação


--Continua depois da publicidade--

Na última quinta-feira (22.04), teve início um ciclo de capacitação com turmas organizadas por pequenos grupos e com duração de até uma hora e meia, para não comprometer o atendimento ao público do Centro de Triagem e para garantir as normas de biossegurança contra a Covid-19.

A capacitação é realizada no auditório do Ginásio Aecim Tocantins, que fica ao lado da Arena Pantanal.

De acordo com o coordenador administrativo do Centro de Triagem, Ênio de Souza Lopes, os líderes de cada setor organizam grupos para a capacitação, de acordo com cada horário previsto na programação.

“O objetivo é esclarecer dúvidas da rotina de trabalho. Para isso, elaboramos uma grade de horários que se estende por uma semana, para poder abranger todos os profissionais, sem deixar de manter o fluxo normal de atendimento aos pacientes”, destacou o coordenador.

Como funciona o Centro de Triagem

O atendimento no Centro de Triagem funciona de segunda a sábado, das 7h às 17h. São entregues até 900 senhas por dia, sendo 500 emitidas pela internet – por meio do link  triagem.mt.gov.br – e 400 senhas presenciais entregues das 6h às 6h45.

É obrigatório o uso de máscaras de proteção e as equipes do Corpo de Bombeiros monitoram o local para garantir a organização do espaço durante a entrega das senhas. O Centro de Triagem na Arena Pantanal fica localizado na Av. Agrícola Paes de Barros, s/n – Verdão, em Cuiabá.


© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal!
- Publicidade -

Últimas no CenárioMT

Lucas do Rio Verde

MELHORIA
Guardas Municipais se reúnem com vereadores e pedem análise de estatuto da categoria
maio 10, 2021
Prefeitura de Lucas do Rio Verde convoca candidatos classificados em processos seletivos
maio 10, 2021