Seplag e TCE criam grupo de trabalho para aprimorar sistemas eletrônicos de prestação de contas

Equipe multissetorial realizará estudos para propor medidas que aprimorem os sistemas eletrônicos de prestações de contas do Executivo estadual na ferramenta oficial de auditoria e prestação de contas do TCE

0
A parceria entre Seplag e TCE-MT vem sendo construída desde o início da atual gestão. - Foto por: Éverton Anunciação | Seplag

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e o Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) criaram um grupo de trabalho que terá a atribuição de realizar estudos e propor um projeto de melhoria para os sistemas eletrônicos de prestações de contas do Executivo estadual. O grupo foi instituído por meio da Portaria Conjunta n° 109/2020 divulgada no Diário de Contas que circulou nesta quarta-feira (05.08).

Trata-se de um grupo de trabalho multissetorial, de caráter técnico, que será responsável pela elaboração do projeto de adequações do Sistema de Auditoria Pública lnformatizada de Contas (Aplic) – ferramenta oficial de prestação de contas do TCE-MT –, e dos sistemas utilizados pelo Executivo para Aquisições Governamentais (Siag) e a Administração de Pessoas (Seap).

O objetivo é tornar mais ágil, eficiente e simplificada a prestação de contas informatizada do governo do Estado ao TCE-MT, tanto no que se refere ao envio de informações relativas as licitações quanto à administração de pessoal. Durante a execução dos trabalhos, a equipe também deverá discutir os mecanismos necessários para que os demais órgãos públicos estaduais se adequem ao sistema Aplic.

A parceria entre Seplag e TCE-MT vem sendo construída desde o início da atual gestão e busca a modernização institucional dos processos e sistemas, bem como a celeridade nas fiscalizações. Entre os principais resultados esperados está a redução de custos operacionais e administrativos, e o ganho de produtividade; a simplificação das ações processuais, e a consolidação das informações de forma mais eficaz, rápida e transparente.

Os trabalhos serão coordenados pelo Tribunal de Contas e o grupo contará com representantes da Seplag-MT e da Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação do Estado (MTI). O prazo para apresentação de proposta de projeto com o cronograma das adequações nos sistemas será de 60 dias.

Leia também: Resultado das loterias de hoje (25/09/2020)


Amazonia 03 de Junho