26.9 C
Lucas do Rio Verde
sexta-feira, 15 janeiro, 2021
Início CENÁRIO POLÍTICO GOV-MT Seduc realiza formação de diretores e assessores pedagógicos

Seduc realiza formação de diretores e assessores pedagógicos

Serão cinco dias de capacitação trabalhando as duas possibilidades de retorno das aulas: no sistema híbrido ou não presencial
Por CenárioMT

Diretores e assessores pedagógicos das escolas estaduais de Mato Grosso participam, durante toda esta semana, de um curso de formação com o objetivo de preparar o retorno às aulas, seja no sistema híbrido (presencial com revezamento) seja no não presencial, a partir do mês de fevereiro. Durante cinco dias, os profissionais vão receber informações no período da manhã e poderão tirar dúvidas no período vespertino.

Secretário de Estado de Educação (Seduc-MT), Alan Porto destacou, na abertura do evento, o grande desafio para este ano, que é recuperar o prejuízo causado pela pandemia na aprendizagem, e afirmou que isso só será possível com a união da Seduc, comunidade e escola. “O mais importante neste momento é que vocês tirem todas as dúvidas que possuem. Serão cinco dias de muito aprendizado e troca de informações. Nosso objetivo, neste momento, é dar condições a todos os diretores e assessores pedagógicos de planejarem suas ações e traçarem suas metas”.

Alan Porto enfatizou que o Estado vai investir, até 2022, R$ 936 milhões na estrutura física das escolas, na ampliação da tecnologia e na área pedagógica. Somente na área pedagógica serão R$ 442 milhões. “Com os investimentos, vamos mudar este cenário. Com a pandemia, os desafios aumentaram, sabemos das dificuldades e a tarefa não é fácil. Por isso, estaremos com várias ações que visam capacitar os profissionais, orientar e dar as condições necessárias para que a educação evolua”.

O secretário destaca que aumentar em 25% a nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) está entre as metas do programa Evasão Zero, Gestão 10, para 2021 e 2022.

“Não vamos investir só em infraestrutura, só em uniforme, vamos investir em todas as áreas. Teremos escolas com condições adequadas para receber nossos educadores e alunos, com internet de qualidade. Está em fase de licitação a compra de 12 mil notebooks que serão utilizados pelos professores e 40 mil chromebooks para os alunos, com plataforma educacional, estudo dirigido. Hoje temos condições de fazer os investimentos necessários para dar uma virada na educação”.

Orientação

Uma cartilha foi elaborada e será entregue aos profissionais da educação com todas as orientações necessárias para que os alunos e profissionais retornem às escolas em segurança.

O material orienta os profissionais a reservarem um momento de diálogo com os estudantes sobre a importância de seguir as indicações de controle da transmissão do novo coronavírus.

“Faça deste momento um instante de acolhida, relatando aos estudantes a importância de tê-los novamente na escola, de que as consequências da pandemia decorreram de um evento inesperado, mas que juntos podermos superá-las e restabelecer, aos poucos, a normalidade da vida escolar”, diz trecho da cartilha.

Os profissionais serão orientados a como organizar as salas de aula para garantir o distanciamento social, como garantir o fluxo no ambiente escolar para garantir o distanciamento mesmo fora das salas, como realizar a limpeza, a necessidade de medir a temperatura de todas as pessoas que entrarem na unidade e como agir diante de casos suspeitos de covid-19.

O secretário Alan Porto enfatizou aos diretores e assessores pedagógicos que os dados da pandemia continuam sendo analisados e garantiu que nenhuma decisão irresponsável será tomada. “Se não houver condições para retomar as aulas no sistema híbrido, não iremos retomar. Se a pandemia avançar, continuaremos com as aulas não presenciais. Precisamos estar preparados para os dois cenários”.



© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal!
- Publicidade -

Últimas