20.7 C
Lucas do Rio Verde
quinta-feira, 04 março, 2021
Início CENÁRIO POLÍTICO GOV-MT Seduc quer replicar modelo da Arena da Educação em outras escolas

Seduc quer replicar modelo da Arena da Educação em outras escolas

Pesquisa identificou que escolas participantes dos Jogos Escolares da Juventude têm Ideb superior às médias nacional e estadual
Por CenárioMT

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) quer replicar o modelo da Escola Estadual Governador José Fragelli, a Arena da Educação, em Cuiabá, em outras unidades da rede estadual. Uma pesquisa apresentada durante visita dos secretários de Estado de Educação, Alan Porto, e de Cultura, Esporte e Lazer, Alberto Machado, ao local nessa segunda-feira (8), mostra os benefícios da prática esportiva no desempenho escolar.

O levantamento “A experiência e percurso dos jovens atletas do estado de Mato Grosso no esporte: estudo longitudinal e multidimensional”, de Riller Silva Riverdito, identificou, entre outras coisas, que as escolas públicas participantes dos Jogos Escolares da Juventude têm Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) superior às médias nacional e estadual (referente aos anos de 2015, 2017 e 2019).

Outras constatações são que alunos com maior tempo de participação no esporte têm percepção mais positiva em relação à escola e para autoeficácia geral (iniciativa, esforço e persistência). E, especificamente em relação aos alunos da Escola Arena, além de todos os aspectos citados, foram identificadas melhorias em relação às capacidades físico-motoras (força, velocidade, agilidade e resistência). O levantamento é feito desde 2016.

“As escolas que focam no esporte e que, principalmente, participam dos jogos escolares, a gente percebe que têm melhor resultado, melhor Ideb, e têm uma menor taxa de evasão escolar”, disse Alan Porto.

Riller, que é doutor em Educação Física e professor da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), explica que as crianças em Mato Grosso buscam a escola para a prática esportiva, o que acaba deixando a escola como protagonista no acesso à prática esportiva, e prática esportiva de qualidade.

“Tenho certeza que, conforme os números que foram apresentados, os números que nós já temos e as práticas que vêm sendo apresentadas, principalmente na Escola Arena, que esse é um segmento importante que a gente tem que olhar com um diferencial. E queremos preparar infraestrutura para ter condições de ofertar mais modalidades”, frisou Alan Porto.

Inaugurada em 2017, a Arena da Educação concilia o currículo da base comum com as práticas esportivas, com o objetivo de trabalhar a formação e o desenvolvimento esportivo dos alunos.

Mudanças

Durante a agenda na Arena Pantanal, o secretário Alan Porto e a equipe da Seduc-MT discutiram ainda a realocação das salas do 3º andar da Arena da Educação, já que aquele espaço será usado como camarote durante os jogos do Cuiabá Esporte Clube pela Série A do Campeonato Brasileiro de futebol.



© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal!
- Publicidade -

Últimas no CenárioMT

Lucas do Rio Verde

EFEITO COVID
Cumprimento do decreto contra covid-19 é alvo de fiscalização em Lucas do Rio Verde
março 03, 2021
TOQUE DE RECOLHER
Lucas: Por causa de decreto, Igreja cancela missa desta quarta-feira (03)
março 03, 2021