23.1 C
Lucas do Rio Verde
sábado, 24 outubro, 2020
Início CENÁRIO POLÍTICO GOV-MT Seciteci divulga selecionados para 12ª MECTI e programação da 17ª Semana Nacional...

Seciteci divulga selecionados para 12ª MECTI e programação da 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

A 12ª Mostra Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (MECTI) acontecerá dentro da 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que será realizada entre os dias 20 a 23 de outubro
Por CenárioMT

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), divulga os selecionados para participar da 12ª Mostra Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (MECTI) que será realizada entre os dias 20 a 23 de outubro. Desta vez o evento será em formato totalmente virtual.

A 12ª MECTI acontecerá dentro da 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Este ano a SNCT também será em formato virtual e terá como tema “Inteligência Artificial: a nova fronteira da ciência brasileira”.

A transmissão do evento e os inscritos poderão ser acessados no site oficial da Mostra AQUI. Além disso, nesta plataforma já está disponível a programação oficial da 17ª SNCT.

A superintendente de Desenvolvimento Científico Tecnológico e de Inovação da Seciteci, Lectícia Figueiredo explica que ao todo foram selecionados 39 participantes que deverão apresentar alguma pesquisa ou projeto científico voltado ao tema “Ciências; Engenharias e Economia Criativa”.

“No dia 21 teremos uma banca de avaliação dos projetos, conforme consta no site do MECTI. A ideia principal é promover os projetos e incentivar as escolas a criarem pesquisas, protótipos, instrumentos, além de ofertar condições para explicar os fenômenos de forma lógica, coerente e consistente, por meio de métodos de observação e experimentação”, disse.

A programação da 17ª SNCT contará com lives e talks ao vivo transmitidas pela plataforma do evento. A exposição virtual dos projetos da 12ª MECTI também estará disponível no site oficial.

A 12ª MECTI é realizada em parceria com o Instituto Farmun e conta o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI)

São parceiros da SNCT com a realização de exposições durante o evento em stands 360º a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), o Instituto Farmun, a Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (FIEMT), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a empresa Titânia Telecom.

Premiações

Os participantes vão concorrer a prêmios, sendo que os seis projetos selecionados do Ensino Fundamental e Ensino Técnico serão premiados com um smartphone e um óculos de realidade virtual para cada aluno.

Os 24 melhores projetos do Ensino Médio serão premiados com uma bolsa de Iniciação Científica Junior (ICJ) com duração de um ano, para cada aluno.

E o Instituto Farmum premiará o projeto mais pontuado na XII MECTI, voltado ao tema Agronegócio, sendo que as categorias: Ciências; Engenharias e Economia Criativa podem ser relacionadas ao tema.

O aluno vencedor ganhará um curso de inglês com duração de seis meses e um intercâmbio nos Estados Unidos por um período mínimo de três meses e participação no Simpósio Internacional Anual The World Food Prize (sendo obrigatório a participação no ano de 2022), com custeio da viagem para apresentação no evento, caso o projeto seja aprovado;

A escola onde o aluno vencedor estuda ganhará uma premiação em dinheiro, no valor de R$ 25 mil, para desenvolver um projeto que será elaborado entre a escola e o Instituto Farmun.

 



© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal!
- Publicidade -

Últimas

Pós-graduandos relatam experiências em estágio no Governo do Estado

O estágio é na maioria das vezes a porta de entrada para o mercado profissional. Além de dar vivência e transformar teoria em ação...

Drogas são tiradas de circulação em seis bairros de Cuiabá e nove são detidos em flagrante

Policiais militares de quatro batalhões prenderam nesta sexta-feira (23.10) nove homens por tráfico de droga em seis bairros da capital. No São João Del Rey,...

Sábado (24): Mato Grosso registra 140.244 casos e 3.782 óbitos por Covid-19

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde deste sábado (24.10), 140.244 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados...

Mato Grosso registra 45 feminicídios de janeiro a setembro

Mato Grosso registrou 45 feminicídios entre janeiro e setembro deste ano. O número é 36% maior do que o mesmo período do ano passado,...