16.9 C
Lucas do Rio Verde
sexta-feira, 30 julho, 2021
InícioCENÁRIO POLÍTICOGOV-MTSaúde estadual inicia capacitação para trabalhadores do SUS

Saúde estadual inicia capacitação para trabalhadores do SUS

Programa prevê capacitação com o eixo da Administração Sistêmica, que será transmitida pelo canal da Escola de Saúde Pública de Mato Grosso no YouTube
Por CenárioMT

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), por meio da Escola de Saúde Pública de Mato Grosso (ESP-MT), inicia nesta segunda-feira (12.07) a aula inaugural do programa Quali Gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), com transmissão pelo canal do YouTube a partir das 15h.

O principal objetivo do programa é promover a melhoria dos processos de trabalho no âmbito das Secretarias Municipais e Estaduais de Saúde e dos Conselhos. Por essa razão, o curso é oferecido para todos os trabalhadores que atuam no SUS, independentemente do vínculo profissional e da área em que atua.


--Continua depois da publicidade--

O curso atenderá, em quatros anos, aproximadamente 3.820 trabalhadores do SUS e 1.440 conselheiros de saúde ou profissionais da área executiva dos conselhos.

Para este ano, estão matriculados 195 educandos de 22 municípios (secretarias e conselho municipal), Escritórios Regionais, conselheiros estaduais, trabalhadores da área da Gestão do Trabalho, Administração, Aquisições e Finanças e Controle e Avaliação da SES-MT.

O curso é resultado do Grupo de Trabalho constituído por servidores da Escola de Saúde, criado em junho de 2020, a partir da proposta de intervenção da Tese de Doutorado da servidora Lucineia Soares, que defende a viabilidade de grupos coesos, a partir do êxito na consolidação da política pública, sendo que uma das formas para construção dessa coesão passa pela educação permanente.

O curso tem carga horária de 170 horas, que será executado em cinco meses. Todos os conteúdos foram elaborados por trabalhadores especialistas, que atuam na SES-MT, na Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), na Controladoria Geral do Estado (CGE) e do município de Cotriguaçu.


--Continua depois da publicidade--

As turmas serão acompanhadas por 6 tutores selecionados por meio de processo público e o curso está estruturado em oito unidades de aprendizagem, que inicia com a apresentação do SUS e todo o processo histórico e social para a construção do sistema.

A importância de entender a Saúde enquanto um direito passa pelos módulos de: Planejamento no SUS; Orçamento Público; Licitações, Contratos e convênios públicos; Gestão do Trabalho e Educação na Saúde; Controle Social; Desenvolvimento Organizacional e pelo Sistema de Controle da Administração Pública Brasileira.

“O mesmo entendimento acontece com o Controle Social, a qualificação promoverá uma melhor atuação dos conselhos de saúde no acompanhamento da elaboração e na execução das políticas de saúde, no monitoramento, fiscalização e avaliação”, concluiu a diretora da ESP-MT, Sílvia Tomaz.

 

© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal!
- Publicidade -

Lucas do Rio Verde

PREVILUCAS
Previlucas nomeia novo diretor executivo da autarquia
julho 30, 2021
ENSINO TÉCNICO
Com nova sede, Seciteci de Lucas do Rio Verde prevê início de novas turmas a partir de agosto
julho 30, 2021