23.9 C
Lucas do Rio Verde
domingo, 16 janeiro, 2022
Publicidade
InícioCENÁRIO POLÍTICOGOV-MTProjeto promove revitalização e urbanização do córrego Águas Claras

Projeto promove revitalização e urbanização do córrego Águas Claras

As ações provêm de uma parceria iniciada em 2020 entre Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio São Lourenço, Sema-MT e prefeitura municipal
Por CenárioMT

O projeto ambiental “Águas Claras” realizou um novo plantio de mudas no córrego de Águas Claras, no município de Juscimeira, neste fim de semana. A ação é parte da meta principal do programa de desenvolver um processo de revitalização e urbanização do córrego e promover educação ambiental.

As ações são uma parceria do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio São Lourenço (CBHSL), da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), com a prefeitura municipal de Juscimeira. O objetivo é identificar, caracterizar e recuperar aspectos ambientais e legais para as nascentes pertencentes ao córrego e cercar, preservar e promover ações de urbanização do Água Claras.


--Continua depois da publicidade--

O plantio de mudas teve participação dos alunos da Escola Estadual Antônio José de Lima. “As atividades do programa iniciaram em 2020, desenvolvendo reuniões, levantamento e diagnósticos de nascentes e devem continuar no ano de 2022”, segundo a vice-presidente do projeto, Maria Carnevali, que é membro do Comitê de Bacias do Rio São Lourenço e analista ambiental da Sema.

Resultados e Ações do projeto

Durante o processo do programa, já foram avaliadas quatro nascentes das cinco principais do córrego Águas Claras, que contam com imagens contendo a localização de cada nascente, a caracterização do uso e ocupação do solo.

Foram feitas também a instalação de placas para reconhecimento de nascentes, levantamento e avaliações das suas condições atuais e ambiental no local e análise da qualidade da água e seus parâmetros físicos e químicos.

Após esse diagnóstico das nascentes, o projeto definiu o tipo de proteção e melhoria para a condição ambiental, em cada local avaliado.


--Continua depois da publicidade--

Sendo assim, as ações que estão sendo desenvolvidas nos locais são de: cercamento das nascentes degradadas e curso do córrego, em zona rural e urbana; recuperação e proteção das nascentes em áreas que margeiam corpos d’água; reflorestamento dos locais com baixa cobertura vegetal ao redor da microbacia; terraceamento que constituem em barreiras físicas distribuídas em espaços regulares nas encostas, tendo como função a de controlar a erosão hídrica e contribuir para a produção de água.

*Supervisão de texto de Renata Prata

 

© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal!

Publicidade

Redes sociais

107,352FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,120SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

ATUALIZAÇÃO
Covid-19: Saúde de Lucas do Rio Verde confirma 35 novas notificações e número de casos ativos chega a 285
janeiro 16, 2022
LEI MARIA DA PENHA
Homem é preso em flagrante pela Polícia Civil após agredir companheira com pedaço de madeira em Lucas do Rio Verde
janeiro 16, 2022
Covid em crianças
Profissionais da Saúde de Lucas do Rio Verde participam de reunião para tratar da vacinação contra a Covid em crianças
janeiro 16, 2022
Lucas do Rio Verde
Equipe de Esporte e Lazer visita local onde será construído o Complexo Esportivo de Lucas do Rio Verde
janeiro 16, 2022