24.4 C
Lucas do Rio Verde
sexta-feira, 04 dezembro, 2020
Início CENÁRIO POLÍTICO GOV-MT Pós-graduandos relatam experiências em estágio no Governo do Estado

Pós-graduandos relatam experiências em estágio no Governo do Estado

O estágio é uma atividade auxiliar na administração pública e propicia a conciliação do aprendizado acadêmico com a prática profissional
Por CenárioMT

O estágio é na maioria das vezes a porta de entrada para o mercado profissional. Além de dar vivência e transformar teoria em ação do dia a dia, também ajuda a moldar o estudante dentro do ambiente de trabalho. Recentemente a vida de vários pós-graduandos ganhou novos rumos e trouxe uma nova oportunidade de aprendizado.

A pós-graduanda Lato Sensu em Direito Público, Raniely Benites Gonçalves, 26, está há três meses na Unidade Setorial da Procuradoria Geral do Estado no Gabinete da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag). Desde que chegou à Unidade, o seu dia a dia tem sido bem intenso, o vai e vem de processos administrativos e judiciais fazem parte da sua rotina de trabalho. “Como eu entrei no meio de uma pandemia havia bastante demanda, fiz de tudo um pouco”, relata.

Para reforçar o time da PGE e juntar-se à Raniely, Núbia de Freitas Fialho, 30, que faz pós em Direito Civil e Processual Civil, e é estagiária de primeira viagem, tem visto com bons olhos essa oportunidade, pois é importante para sua formação pessoal e profissional. “Quando estamos na graduação não temos noção de tudo que acontece aqui. Ainda mais o Estado que tem muitas secretarias, muitos assuntos”.

Conciliar o estágio e a faculdade não é uma tarefa fácil, porém é uma realidade vivida por muitos estudantes que buscam se aprimorar na área e adquirir experiência. Esse é o caso do mestrando em Psicologia, Matheus de Musis, 25, que viu no estágio a oportunidade de aliar o programa de pós-graduação com o trabalho.

Desde julho deste ano o Governo de Mato Grosso vem recrutando estagiários de pós-graduação. Atualmente estão em exercício em todo Executivo, 210 pós-graduandos. Vale ressaltar que Mato Grosso é um dos estados pioneiros a ter em seu quadro de estagiários, estudantes de pós-graduação.

O programa busca fazer com que o aluno aprofunde seus conhecimentos em determinada área, expanda o aprendizado e, ainda, invista no networking – estabeleça contato com pessoas com interesses em comum.

O estágio é uma atividade auxiliar na administração pública e propicia a conciliação do aprendizado acadêmico com a prática profissional.

Para Musis, o aprendizado adquirido faz enxergar outra área do conhecimento pouco explorada pelos psicólogos e que traz um diferencial para o seu currículo. “Estou aprendendo a fazer as rotinas de acolhimento – prestar um serviço de uma escuta qualificada – é um modelo de serviço da psicologia que a gente não vê em muitos lugares, instituições, mas é muito requisitado”.

De acordo com o titular da Seplag, Basílio Bezerra, o estágio, além de proporcionar o alinhamento da teoria à prática, coloca esses estudantes em contato com profissionais da área que escolheram seguir e oferece ao aluno a oportunidade de aprender de forma mais objetiva temas fundamentais para a sua profissão.

“O estágio complementa o processo de aprendizagem e possibilita que o aluno vivencie na prática situações reais do cotidiano profissional. Essa inclusão no âmbito profissional proporciona crescimento, aprendizado, autoconfiança e, principalmente, responsabilidade profissional e pessoal”, finaliza.



© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal!
- Publicidade -

Últimas

Suspeito é preso e com ele polícia encontra bíblia com nome de outro criminoso

Policiais militares do 5º BPM de Rondonópolis (a 212 km de Cuiabá) prenderam na noite desta quinta-feira (03.12), um homem, suspeito de ter participado...

Campanha da ALMT doa lenços e ajuda a resgatar a autoestima das mulheres que enfrentam tratamento de câncer

Na luta contra o câncer, um dos possíveis efeitos é a perda dos cabelos. Diante de uma batalha tão difícil, com tantas restrições e...

Projeto de Lei em Mato Grosso cria programa “Escola de Excelência”

O deputado estadual sargento Elizeu Nascimento (DC) apresentou na terça-feira (1), o Projeto de Lei nº 992/2020 que cria o programa "Escola de Excelência". O objetivo é...

Três pessoas são detidas com drogas e apetrechos utilizados no tráfico

Três pessoas foram detidas em flagrante por tráfico de drogas nesta quinta-feira (03.12), em Paranatinga (373 km ao sul de Cuiabá). A ação desencadeada...
Publicidade
x